Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Quarta-Feira, 1 de Abril de 2020
0
Publicado em 09/03/20, às 09:15

Educação Ambiental

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Iracema Pamplona Chiesse, situada no Ano Bom, realizaram na manhã de terça, 3, o plantio de árvores na área externa da unidade. A iniciativa faz parte do projeto ‘Refloresta Barra Mansa’, desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Durante a ação, o gerente de reflorestamento, Ricardo Turbay, explicou as crianças (ver foto) sobre o aproveitamento de determinadas espécies, como forma de conter o deslizamento de encostas.
“As raízes das árvores nativas da Mata Atlântica penetram no solo e impedem o desmoronamento de terra. Como a área é relativamente pequena plantamos dez mudas, mas distribuímos outras 40 entre as crianças para que possam levar essa proposta de educação ambiental para as suas casas. Entre as espécies distribuídas estão o ipê amarelo cascudo e a goiabeira”, detalhou Turbay.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, a intenção é levar o projeto Refloresta Barra Mansa para todas as unidades da rede municipal de ensino que disponham de área para plantio. “É uma maneira de despertar no jovem a consciência sobre a preservação ambiental e a sustentabilidade e torná-los multiplicadores de informações entre os seus familiares e na própria comunidade onde vive”.
O projeto ainda contempla o plantio de uma muda de Pau Brasil, árvore símbolo do país, que se encontra ameaçada de extinção em função da intensa exploração que sofreu no passado, quando sua madeira era utilizada para extração de corantes.  

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.