Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2020
0
Publicado em 13/01/20, às 11:47

Até lá!

Instabilidade na rede elétrica causa transtornos na Usina Presidente Vargas

 As chuvas que atingiram a região nos últimos dias – e que fizeram com que alguns municípios decretassem estágio de atenção – também gerou transtornos para a CSN. Ao contrário de alagamentos, a empresa registrou instabilidade no fornecimento de energia elétrica por parte da Light, sua ex-empresa. O problema obrigou a CSN a suspender, temporariamente, as atividades do Alto Forno 3, para evitar que o equipamento fosse danificado, o que geraria imensos prejuízos, pois o AF-3 é o coração da Usina Presidente Vargas. O desligamento afetou outros setores que dependem do alto forno, como a Aciaria e as sinterizações. O resultado não foi dos melhores: explosões, incêndios e fuga de material particulado – e não fumaça como muitos acreditaram ser.

As explosões, seguidas de um incêndio, assustaram quem mora no entorno da CSN. O mau cheiro, inclusive, levou muita gente a fechar as janelas temendo pelo pior. Um vídeo (veja em: http://bit.ly/37YiTuJ) gravado por Luciano, funcionário de um edifício localizado na fralda do Laranjal, enviado ao aQui, mostra o incêndio na Aciaria da Usina Presidente Vargas. Rapidamente uma nuvem densa (de pó preto) cobriu o céu sobre a usina. Por telefone, a assessoria de imprensa da siderúrgica informou que “devido às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias houve interrupção no fornecimento de energia elétrica pela Light, obrigando a CSN a tomar medidas de segurança na Usina”. Dentre essas medidas estava o desligamento repentino do Alto Forno 3. “Os barulhos ouvidos e as emissões fugitivas vistas são resultados deste desligamento (não programado) do AF-3”, informou.

Sobre a ocorrência do incêndio, a CSN não se manifestou. Mas frisou que a interrupção não programada do forno acabou acionando os dispositivos de segurança para aliviar a pressão no equipamento, o que resultou nas explosões (barulhos) ouvidas. Segundo uma fonte do aQui, de fato não houve registro de vítimas. No Hospital das Clínicas, nenhum funcionário da CSN foi atendido.

Na manhã de ontem, sexta, 10, a CSN emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido. “Em função da interrupção do sistema de energia elétrica na tarde desta quinta-feira, a CSN informa que, hoje, ocorreu um evento pontual de falha em um dos bleeders de gás siderúrgico da usina. Como procedimento de segurança, foram evacuadas as áreas nas adjacências, até a normalização. Não houve feridos e os colaboradores já retornaram aos seus postos de trabalho”, informa.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.