Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Sábado, 25 de Novembro de 2017
0
Publicado em 30/10/17, às 09:17

Vitamina C

maite_cor

Como terminamos o texto da  edição nº 1065 falando que antioxidantes podem ajudar a prevenir o fotoenvelhecimento, hoje vamos falar do uso da vitamina C, um potente antioxidante – a queridinha da maioria dos dermatologistas.

 

A vitamina C, inclusive, tem sido muito utilizada em dermocosméticos para tratamentos de pele. Os benefícios são vários e vão além do fotoenvelhecimento.  Como antioxidante, por exemplo, a vitamina vai neutralizar a ação dos radicais livres produzidos pela radiação ultravioleta, pela poluição e pelo próprio envelhecimento natural do nosso organismo, diminuindo seus efeitos deletérios.

 

Tem mais. A vitamina C estimula a produção de um novo colágeno; mantém e repara a integridade da barreira da pele, ajudando na sua cicatrização; faz papel de fotoprotetor ao aumentar os efeitos dos protetores solares (mas não os substitui); é importante no clareamento, ao inibir uma importante enzima produtora de melanina e ainda age como antinflamatória ao inibir a produção de enzimas inflamatórias.

 

Com tantos benefícios, podemos observar a melhora na textura, elasticidade, firmeza e viço da pele; no clareamento de algumas manchas; na diminuição de rugas finas; na melhora da hidratação, de vermelhidões do rosto e ainda pode ajudar na diminuição de processos inflamatórios como acne, rosácea e algumas dermatites.

 

O melhor de tudo é que a vitamina C pode ser usada durante todo o ano, sem qualquer contra-indicação. As grávidas, inclusive, podem usar. Mesmo assim, procure seu dermatologista para que este indique o melhor produto e a melhor forma de usá-lo.

Maitê Vieira Bahia é Médica com pós-graduação em Dermatologia, CRM 52.85624-0 Atende no Centro Médico, ao lado do Hospital Vita – telefone (24) 2102-0088, no Centro de Saúde Renascer – telefone (24) 3348-1098 e também na Clínica Dermatológica de Volta Redonda – Telefone: (24)3348-1410

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.