Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2018
0
Publicado em 06/08/18, às 09:50

Terceiro Turno

Existe uma máxima que diz que a indústria automotiva é a que mais sente os reflexos negativos de uma crise financeira, mas que, em compensação, é a primeira a emergir para novos investimentos. Verdade ou não, duas montadoras da região iniciaram a semana com anúncios positivos de crescimento. A primeira foi a Peugeot-Citroën, que lançou na terça, 31, em sua fábrica de Porto Real, o C4 Cactus. O lançamento marcou o início da produção em série do veículo no Brasil, cujo investimento é da ordem de R$ 5 bilhões.

 

A segunda montadora a trazer novidades foi a Nissan, que anunciou um investimento de 40 milhões de dólares, para ampliar a capacidade de produção na fábrica de Resende, de 160 mil veículos para 200 mil unidades. O aumento fez com que a Nissan pensasse, pela primeira vez depois da crise, em implantar o terceiro turno. Em julho do ano passado, a Nissan aumentou o seu quadro funcional para 2.400 operários, que passarem a se revezar em dois turnos. Com os novos investimentos – cujos recursos fazem parte do plano de negócios da marca 2018-2022 –, um terceiro turno deverá ser implantado.

 

O anúncio sobre os novos investimentos na fábrica de Resende foi dado em Córdoba, na Argentina, pelo presidente da montadora no Brasil, Marcos Silva, durante a inauguração de uma nova linha de produção de picapes. “É uma espécie de adiantamento (os 40 milhões de dólares) que conseguimos para estarmos preparados para o crescimento do mercado futuro”, disse. “Hoje o mercado é uma incógnita. Veio a greve dos caminhoneiros e o nível de confiança do consumidor caiu. Então, nós perguntamos: será que é o momento do terceiro turno agora? O mercado vai crescer, só não sabemos se será no ritmo que pensávamos antes”, contou Marcos aos jornalistas presente ao evento na Argentina.

 

Outra novidade da Nissan é que a marca pretende trazer para o mercado brasileiro, já em 2019, o seu modelo elétrico. Trata-se do Nissan Leaf, o carro elétrico produzido na Inglaterra, EUA e Japão, e que é o mais vendido atualmente no mundo todo.

Porto Real

Em relação ao novo carro da Citroën, ele começará a ser produzido ainda em agosto e a previsão é que chegue às lojas em outubro. O Suv compacto deverá competir com os modelos Jeep Renegade, Hyundai Creta ou o HR-V da Honda. A cerimônia de lançamento do carro contou com a presença da diretoria da montadora francesa; do prefeito de Porto Real, Ailton Marques; e ainda do governador Luiz Fernando Pezão. 

Volta Redonda

WhatsApp Image 2018-08-03 at 16.18.14(1)_cor1

O prefeito Samuca Silva recebeu, nos últimos dias, representantes de cinco empresas de beneficiamento de aço, que estavam acompanhados por diretores da CSN, e que estariam interessados em se instalar em Volta Redonda. Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães e o assessor da secretaria estadual de Casa Civil e Desenvolvimento, Wanderson Farias. “Nosso governo está quebrando paradigmas e buscando o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Queremos gerar emprego e renda e para isso estamos dialogando com a CSN, com parlamentares amigos de Volta Redonda e com essas cinco empresas que já são clientes da CSN. Por isso, e diante da nossa localização e infraestrutura, as empresas querem se instalar aqui”, pontuou Samuca. Detalhe: os representantes das empresas visitaram alguns terrenos para avaliar futuras instalações’, segundo Joselito.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.