Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018
0
Publicado em 05/02/18, às 10:30

‘Sambou’

31.01.18 Calçadão do Samba BM - Divulgação (4)

Para inaugurar, ontem, sexta, 2, o calçadão ‘Dama do Samba Paula de Jesus Francisco’, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, atrás da Câmara de Barra Mansa, no Centro, o prefeito Rodrigo Drable – que vive a reclamar da situação financeira do município – gastou uma verba, não divulgada, para contratar a bateria (não seria só uma parte dela?) da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis. O evento marcou também a abertura do Carnaval 2018 de Barra Mansa.

 

Para compensar o gasto desnecessário, o arquiteto Marco Chiesse, sub-diretor executivo da Susesp, autor do projeto, que teria sido idealizado por Rodrigo Drable, diz que a obra foi feita com materiais recuperados, reformados e que foram reutilizados. “A obra não recebeu dinheiro, utilizou mão de obra própria e materiais reciclados ou doados. Mais uma obra que mostra a capacidade de realização com inteligência”, teorizou Chiesse, lembrando ainda que o calçadão ganhou nova iluminação para melhorar a segurança dos frequentadores, além de um espaço totalmente reurbanizado.

 

De acordo com Chiesse, a prefeitura atendeu a um pedido antigo da população. “Esta obra era aguardada com muito anseio pelos moradores, pois era uma área escura, que oferecia riscos contra a segurança. Com a iniciativa do prefeito Rodrigo Drable, a população ganhou um novo ambiente totalmente urbanizado e com um clima familiar”, destacou.

 

Ainda segundo Chiesse, a urbanização contempla a faixa marginal do Rio Paraíba com vista para a Ponte Ataulfo Pinto dos Reis, mais conhecida como Ponte dos Arcos. “A obra abrange um calçadão ligando as avenidas Presidente Getúlio Vargas e Argemiro de Paula Coutinho, passando sob a Ponte dos Arcos, criando assim um local para a prática de exercícios entre a Câmara dos Vereadores e o Fórum sem precisar atravessar a rua”, explicou, anunciando que o local passará, em breve, a abrigar o novo terminal rodoviário, que será realocado da Rua Juiz Antônio Ciani, ao lado do Parque Centenário, para a Avenida Presidente Getúlio Vargas.

 

Para o prefeito Rodrigo Drable, que passou os últimos dias descansando em sua casa após ser atropelado na região dos Lagos, a obra devolve um espaço de relevante importância cultural e de convivência aos barramansenses. “A Beira Rio tem o melhor ponto de vista do cartão postal da nossa cidade, a Ponte dos Arcos, e estava abandonada. Agora está urbanizada e será um local ideal para um passeio com a família. Pretendemos transformá-la em uma rua de lazer aos domingos, como acontecia no Corredor Cultural, mas que atualmente está fechado para obras”, justificou.

 

Tem mais. Segundo o prefeito, o espaço reurbanizado “promove o desenvolvimento múltiplo da cultura, lazer, esporte e economia, e ainda da religião porque é nesse local (calçadão) que a imagem de Nossa Senhora Aparecida chega tradicionalmente de barco no dia 12 de outubro e segue para procissão”.

Dama do Samba

O Calçadão ‘Dama do Samba Paula de Jesus Francisco’ ganhou esse nome em homenagem à fundadora da Escola de Samba Acadêmicos Chacrinhas do Amanhã, criada na década de 70.  Paula faleceu em 22 de dezembro de 2017 e a indicação em reconhecimento ao seu trabalho foi do vereador Luiz Antônio Cardoso.

 

O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, salienta que o calçadão Dama do Samba é uma forma de reconhecimento à cultura barramansense. “A personalidade do samba de Barra Mansa é a Dona Paula de Jesus Francisco. Destinar um espaço como esse, que é um cartão postal da cidade, a uma das manifestações culturais mais importantes que nossa cidade tem é fundamental para o reconhecimento do samba que nunca ficou desamparado em nossa cidade”, destacou.

 

Hoje, sábado, 3, das 14 às 22 horas, e amanhã, domingo, 4, das 9 às 17 horas, serão realizadas rodas de samba no local, com praça de alimentação, brinquedos infantis e atividades recreativas para toda a família. Na noite deste sábado, a partir das 18 horas, o grupo Terreirão do Samba fará uma apresentação especial ao lado da intérprete e sambista Tia G. Durante os três dias de evento toda a programação será gratuita.

 

Programação do final de semana:   

Hoje, 3 – Sábado – Roda de Samba – Calçadão Dama do Samba – 14 às 22 horas – Apresentação do grupo Terreirão do Samba, com participação da sambista Tia G às 18 horas

Amanhã, 4 – Domingo – Roda de Samba – Calçadão Dama do Samba – 9 às 17 horas

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.