Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
0
Publicado em 29/10/18, às 11:11

Novas Escolas

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, anunciaram na segunda, 22, as novas Escolas em Tempo Integral que oferecerão Ensino Médio Profissionalizante de Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo. No total, serão 61 novas unidades que já terão matrículas abertas a partir do dia 31 outubro pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br). Os alunos que concluírem os estudos nessas escolas terão registro profissional do Conselho Regional de Administração (CRA).

Com essas novas unidades, o estado do Rio alcançará a marca de 241 escolas em tempo integral profissionalizantes funcionando em 88 dos 92 municípios. O total equivale a cerca de 26% das unidades de Ensino Médio da rede pública estadual. “Sempre acreditei neste modelo de escolas em tempo integral, pois o caminho para transformação e formação da cidadania passa pela educação. É importante destacar que, nos últimos quatro anos, teremos implantado mais escolas em tempo integral profissionalizantes, 105% a mais do que o acumulado (117 escolas) deste modelo em toda história do Rio de Janeiro”, afirmou Pezão. 

O secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, frisou que, em muitos casos, estão sendo aproveitadas estruturas do passado, que estavam subutilizadas, como dezenas de Cieps (‘Brizolões’). “Das 61 novas escolas nessa modalidade, 26 serão ‘Brizolões’ (Cieps). Com isso, além do ganho pedagógico e de desenvolvimento dos alunos, o projeto também se torna uma ação de resgate desses patrimônios que estavam subutilizados”, destacou.

Durante a reunião, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira, e o presidente do Conselho Regional de Administração (CRA), Leocir Dal Pai, entregaram a Resolução que enquadra as novas escolas dentro da legislação dos Conselhos de Classe em Administração, o que possibilitará que os alunos que concluírem os estudos recebam certificação equivalente ao Curso Técnico em Administração e registro profissional no Conselho Regional de Administração (CRA).
Os jovens egressos dessas unidades exercerão atividades administrativas relacionadas ao Empreendedorismo e receberão Carteira de Identidade Profissional na Cor Verde, na qual constará o título profissional de Técnico em Administração. “Conquistar a aprovação do registro profissional junto aos conselhos de classe foi muito importante para a formação de nossos alunos. A iniciativa aumentará a oferta de oportunidades para os jovens, que já sairão como Técnicos em Administração com ampla aceitação no mercado de trabalho”, complementou Wagner Victer.

Abaixo, a listagem das novas unidades escolares da região que oferecerão Ensino Médio Técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo:
CENTRO-SUL
Rio das Flores: Ciep 298 – Manuel Duarte
Vassouras: Ciep 297 – Padre Salésio Schmid
Paraíba do Sul: Colégio Estadual Maria Zulmira Torres
Comendador Levy Gasparian: Colégio Estadual Coronel Antonio Peçanha
Areal: Colégio Estadual Mariano Procópio
COSTA VERDE
Angra dos Reis: Ciep 055 – João Gregório Galindo
Mangaratiba: Colégio Estadual João Paulo II
MÉDIO PARAÍBA E SUL FLUMINENSE
Porto Real: Colégio Estadual República Italiana
Volta Redonda: Ciep 295 – Glória Roussim Guedes Pinto

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.