Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Domingo, 18 de Agosto de 2019
0
Publicado em 12/08/19, às 08:38

Menos bandidagem

O prefeito Rodrigo Drable esteve reunido com o comando da Polícia Militar no município e aproveitou para analisar os problemas da segurança pública no estado do Rio. E, obviamente, em Barra Mansa. Para ele, o combate à criminalidade é um dos grandes desafios do governador Wilson Witzel. E reflete no bem-estar do barramansense. “Faço questão de registrar que, nos meus 15 anos de vida pública, nunca convivi com policiais tão dedicados quanto os agentes que temos agora e são comandados pelo capitão Videira”, salientou o prefeito, referindo-se à atuação da Polícia Militar no município.

 

Além da forte atuação no combate ao tráfico de drogas, Rodrigo Drable comparou os resultados do primeiro semestre deste ano ao mesmo período de 2014 (ano que Jonas Marins assumiu a prefeitura, grifo nosso).  “No período, é possível constatar uma redução de 63% em roubos a residência; 47% em roubos de veículos, 130% em roubos de coletivos, 27% em roubos de celulares, 43% em furto de veículos e 310% em furto de coletivo”, comparou.

 

A redução nos índices de criminalidade, segundo o capitão-PM Alcimar Videira Dias, seria resultado da atuação da corporação em conjunto com a Polícia Civil. “Somente este ano, conseguimos apreender cerca de 60 armas de fogo e prender 330 acusados de algum tipo de ilicitude. Deste total, 200 prisões foram por tráfico de drogas”, disse, conforme release enviado pela equipe da prefeitura de Barra Mansa. “Hoje, considero que o maior problema da corporação decorre da falta de coragem das vítimas de roubos em reconhecer os autores, quando estes são presos. Há casos que o próprio acusado confessa e a vítima, por medo, se mantém calada”, enfatizou Videira, esquecendo-se que o medo não é exclusividade dos barramansenses. 

 

A tenente-coronel Luciana Rodrigues, que comanda o 28° Batalhão de Polícia Militar, em Volta Redonda, garante estar mudando constantemente seu planejamento com o objetivo de acompanhar a mancha criminal em Barra Mansa. “Implantamos o policiamento a pé com o uso de PMs do Regime Adicional de Serviço na área comercial de Barra Mansa. Intensificamos as operações de combate ao tráfico de drogas e estreitamos ainda mais a parceria com a secretaria de Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal”, enfatizou.

 

Em 2017, ao assumir, Rodrigo Drable se deparou com uma realidade assustadora: 43 jovens foram executados pelo tráfico de drogas, alguns com requintes de crueldades, em bairros como Vista Alegre, Siderlândia, Vila Ursulino, Região Leste e Centro.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.