Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Terça-Feira, 14 de Agosto de 2018
0
Publicado em 04/06/18, às 08:52

Ilustres desconhecidos

Emanueli Porfirio

Depois de um ano e cinco meses ocupando várias salas no Palácio 17 de Julho, a equipe do prefeito Samuca Silva continua desconhecida por muitos. Pode-se dizer que pela maioria dos voltarredondenses. A ‘prova dos nove’ ocorreu na tarde de terça, 22, quando a reportagem do aQui foi às ruas levando um cartaz com 14 fotos dos atuais secretários da prefeitura de Volta Redonda. No final do dia, depois de ouvir 110 pessoas, foi tirada a seguinte conclusão: “São todos uns ilustres desconhecidos”. É que das 110 pessoas entrevistadas pelo aQui, 56 não reconheceram ninguém. Ninguém mesmo.     

 

Das 54 que reconheceram um dos 14 secretários do governo, apenas um foi bem reconhecido. Não por ser auxiliar de Samuca. Muito pelo contrário.  Foi por ter ocupado a ‘telinha da Globo’ (TV Rio Sul) durante bom tempo. Estamos falando de Adriano Lizarelli, jornalista, hoje comandando a secretaria de Comunicação da prefeitura de Volta Redonda. Sua foto foi reconhecida por 21 pessoas. Algumas chegaram a fazer comentários do tipo: “Esse aqui é aquele jornalista” ou “Esse aqui é da globo, né?”. 

 

Lizarelli foi lembrado até mais que Toninho Orestes, ex-vereador e atual secretário de Infraestrutura, que era tido como um marqueteiro de primeira, responsável por atender pedidos dos mais diversos, como tapar buracos, cortar o mato etc. Sonhando em voltar à Câmara, o ex-parlamentar só teve a foto reconhecida por 13 dos 110 entrevistados. Abaixo deles, para surpresa, surgiu Marcão, braço direito do prefeito Samuca, desde o tempo em que os dois carregavam a bandeira do PV. E olha que Marcão agora comanda a poderosa pasta da Ação Social, responsável por cuidar – e agradar – do pessoal da Terceira Idade.  

 

Com quatro citações (tadinho) apareceu o dublê de empresário e político Joselito Magalhães, que atua no Palácio 17 de Julho como secretário de Desenvolvimento Econômico e  nas horas vagas veste a camisa de presidente da Associação Comercial de Volta Redonda. Para quem é, até que foi bem votado (vai irritar Maurinho, ex-auxiliar do governo). Curiosamente, dos quatro que o reconheceram, dois eram ambulantes.

 

Pior mesmo foi o desempenho de quatro integrantes do primeiro escalão do governo Samuca. Não foram reconhecidos por nenhum dos 110 entrevistados. São eles: Enock Azevedo (secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão), Norma Chaffin (secretaria de Fazenda), Daniela Vidal (secretaria de Meio Ambiente) e Wellington Silva (secretaria de Transporte Urbano). Os dois primeiros são ilustres desconhecidos talvez por serem técnicos, só técnicos, e mais nada. Mas Daniela e Wellington vivem no noticiário dos jornais. Ele, principalmente, anda de ônibus pelos bairros. Resumindo: Daniela e Wellington não somam nada no governo Samuca. Nem sombra fazem…   

Veja abaixo os 54 votos obtidos pelos ilustres desconhecidos do governo Samuca: 

 

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.