Jornal aQui
Hoje é Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2014

Edição:

:: Grampos - Edição 789

Memórias da cidade do aço

A foto é do Cine 9 de Abril, na Vila, datada de 12/11/1957, quando ainda estava sendo construído. É do acervo de Glauco do Coutto, cujo pai, com o mesmo nome, foi quem fez o projeto, entre outros, arquitetônico do cinema. O detalhe é que na época, o Clube dos Funcionários da CSN ainda nem existia. Para quem não sabe, o 9 de Abril foi inaugurado, lembra Glauco, no dia 27 de fevereiro de 1959. Sempre foi um dos maiores do Brasil com capacidade para 1.500 pessoas, confortavelmente sentadas.

Toque de Recolher
Prova de que o Facebook aceita qualquer coisa, foi a postagem dando conta que o prefeito Neto decretaria um toque de recolher na cidade do aço, com o fechamento de todos os bares e lanchonetes às 22 horas. Pura lorota. O absurdo foi negado pela assessoria de imprensa de Neto, que afirmou não existir fundamento algum nessa história. Mais uma lenda inútil da internet.

Pagamento
No Programa Dário de Paula, de quinta, 3, o prefeito Neto garantiu que a prefeitura não deve um tostão à Verdurama, responsável pela merenda escolar da criançada em Volta Redonda, e prometeu dar uma dura nos empresários que estariam atrasando o pagamento das merendeiras. O de abril, a ser pago na segunda, 7, segundo Neto, terá que ser feito na marra. Neto disse também que a prefeitura honra todos os seus compromissos em dia. Há controvérsias. O pagamento da Vega Sopave, segundo uma fonte, estaria atrasado em dois meses. Aí fica a pergunta: será que é por conta do atraso que a empresa responsável pela coleta do lixo desistiu de participar da concorrência realizada na quarta, 2?

Licitação
Das quatro empresas que participaram da concorrência do lixo, algumas eram tidas como bem pequenas. De fundo de quintal, para ser exato, fazendo lembrar a Locanty, expulsa por Neto por deficiência na coleta de lixo.

Segundona
Prova de que a concorrência do lixo não atraiu pesos pesados do setor, como a Vega, é que a empresa vencedora – a Multiambiental, do Rio de Janeiro – jogou a toalha sem conhecer a própria cidade do aço. Assim, a Fossil Saneamento, de Goiânia (GO), foi chamada por ter apresentado a segunda melhor oferta. Quem entende do riscado, garante: Neto ainda vai guardar saudades da Locanty.

Radical
A Coordenadoria da Juventude e a Associação de Skatistas de Volta Redonda, promovem amanhã, domingo, 6, a partir das 10 horas, na Rua 159, no Laranjal, o 5º Encontro de Ladeira de Volta Redonda. Na nota enviada aos jornais, a coordenadoria informa que o esporte é dividido em categorias, como Down Hill Slide, Down Hill Long Slide e Free Ride. Free (liberdade, tradução nossa). Como diria Ancelmo Goes, “é o cacete!”

Elas
Isabel Fraga, do PSTU, e Dodora, do Psol, estão em rota de colisão para ver qual das duas será a musa da esquerda nas eleições de outubro. Se caminhando jutas já era difícil, separadas e brigadas será mais difícil ainda subir a rampa do Palácio 17 de Julho.

PT
O imbróglio petista com o lançamento do nome do vereador Paiva para vice de Neto continua rendendo. E só vai parar no ano que vem. Uma fonte do aQui, por exemplo, diz que o prefeito Neto – tido como infalível nas suas previsões eleitorais – calcula que o PT deve fazer três vereadores nas eleições de outubro. Walmir Vitor, ex-parlamentar, seria um deles. Brigando pelas outras vagas, estariam os jornalistas Raimundo Xavier e Kika Monteiro, além de Marcos Araújo (do grupo de Cida). Tem mais. A fonte diz que já ouviu Walmir Vitor dizer na esquina da rua onde fica sua contabilidade, no Aterrado, que um dia ainda vai virar secretário de Indústria e Comércio do governo Neto. Em 2013, para abrir vaga para mais um aliado do Palácio 17 de Julho. É. Pode ser.

Questão de honra
A eleição de Marcos Araújo virou ponto de honra do grupo petista anti-Paiva/Neto. Cida Diogo e Dejair (Martins, presidente do diretório), prometem fazer das tripas o coração para elegê-lo mesmo sem a tradicional barba petista.

Lista
Detalhes da brigaiada petista de domingo, 29: o grupo ligado à ex-parlamentar Cida Diogo, teria apresentado uma lista com 69 nomes para substituir os chegados ao vereador Paiva. Isso depois do prazo estabelecido. A jogada teria sido detectada e todos os nomes acabaram impugnados. Que feio!

Prestígio
O que será que o deputado federal Glauber, do PT, viu na cidade do aço? Dizem que o homem estaria investindo mais que ‘os cachoeiras da vida’ para eleger uma vereadora petista. Investe tanto que já está sendo chamado de mecenas da cultura. Moa, secretário de Cultura em Volta Redonda, que 11 em 10 artistas não aturam, devia abrir mais os olhos sob risco de ir pro beleléu.

PMDB
Mais uma avaliação eleitoral do prefeito Neto que promete agitar a política local: teria dito que o PMDB só deve eleger dois vereadores. Ou seja, América Tereza, Tigrão, Toninho Orestes e Nelsinho (vice-prefeito) que coloquem as barbas de molho.

Bomba
Apesar do aQui já ter cansado de publicar que o vereador Paiva estaria sendo preparado por Neto para sucedê-lo em 2016, o próprio parlamentar, segundo uma fonte, teria colocado seu nome à disposição do Palácio, ops, do PT, para disputar as próximas eleições municipais.

Lançado
Para quem sabe ler nas entrelinhas: na propaganda da chapa 2, distribuída quando da eleição interna do PT, o deputado federal Luiz Sérgio já aparecia mostrando preocupação com a eleição de 2016 em Volta Redonda. Ah, o ex-ministro da Pesca, que é de Angra dos Reis, pedia votos para Paiva como vice de Neto nas eleições de 2012. Não é bobo não!

Paz (I)
O prefeito Neto prometeu procurar o grupo da ex-deputada Cida Diogo, do PT, para tentar acalmar a turma dos barbudinhos de oposição a Paiva e a ele, é lógico. Vai dar com os burros...

Paz (II)
Falando sobre Paiva, o barbudinho que o PT pró Palácio, quer indicar como vice para as eleições de outubro, o prefeito Neto soltou a seguinte pérola: “O Paiva é um dos políticos mais sérios que conheci na vida”. É. Pode ser. Afinal o vereador nunca foi de sorrir em público.

Lixo
Moradores do Aterrado andam insatisfeitos com a coleta de lixo no bairro. Em diversas ruas o lixo chega a ficar acumulado de um dia para o outro sem que a Associação de Moradores tome providências. E com a saída da Veja, o bicho vai pegar.

Praça
O jornalista Raimundo Xavier, definitivamente caiu nas graças do prefeito Neto. Ele é o atual presidente da Associação de Moradores da Sessenta e tudo que pede é atendido. Até a reforma da Praça da ETPC ele já conseguiu.

Estratégia (I)
Com a pendenga petista resolvida, há quem aposte que o prefeito Neto vai virar suas atenções para dois velhos inimigos: Baltazar e Pedro Magalhães. E não duvidem se o Palácio não fizer o possível e o impossível para ajudar quem for candidato nos currais eleitorais do ex-prefeito e do ex-vereador. É que Neto teme que os dois sejam eleitos para a Câmara. Se isso ocorrer, os dois serão, certamente, uma pedra no caminho do prefeito, caso ele se reeleja. Além disso, voltando a ocupar lugar de destaque na política local, os dois poderiam atrapalhar os sonhos do Palácio de lançar um candidato forte a deputado estadual e 2014. Quem seria? Ganha uma bala quem apostar em Munir Francisco, o irmão de Neto.

Licença
A Delta Construções acaba de receber licença de operação do INEA – válida até abril de 2017 – para fazer serviços diversos, como movimentação de terras, na Rodovia do Contorno. Até 2017?

Cadê
Viciados no famoso jogo do bicho estão desolados, pois os apontadores sumiram das ruas de Volta Redonda. E não deixaram endereço e nem bilhete dizendo quando voltam ao batente. A ‘fezinha’ está sendo feita por muitos em Barra Mansa. Fica a dúvida: a situação é passageira ou será definitiva?

Posto
A secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda concedeu licença para a instalação de um posto GNV à Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 87, no bairro Conforto. A informação já tinha sido veiculada pelo aQui em edições anteriores. A licença vale até 3 de maio de 2014.

Cachaça
José Jerônimo Telles, ex-secretário de Obras do governo Neto, pode começar sua campanha a vereador pelo partido dos peixinhos. O lugar de vice de Neto – que estava guardado para ele caso o PT de Paiva perdesse a eleição, será ocupado por seu ex-colega de governo.

PV
Na próxima sexta, 11, às 19 horas, no Palácio Barão de Guapi, os verdes de Barra Mansa receberão – com direito a tapete vermelho, o pré-candidato a prefeito Paulo Cosenza, do PSDB, que estará acompanhado por todos os candidatos a vereador, além dos integrantes da executiva tucana. Cosenza vai apresentar suas propostas para a cidade e, de quebra, discutir uma possível coligação tucana com os verdes.

Descartada

As chances do ex-parlamentar Ademir Melo sair candidato a prefeito de Barra Mansa pelo PSD são praticamente nulas. “Zero para ser exato”, revela uma fonte do aQui. “Ele não tem estrutura, nem equipe mais”, justifica, dando a entender ainda que Ademir não trocaria o certo pelo duvidoso. “Como assessor na Alerj, ocupando um cargo comissionado ou função gratificada, o Ademir teria que deixar o cargo para disputar as eleições. Teria que retornar para o Saae de Barra Mansa, já que está emprestado para a Alerj. Se perder e se o Zé Renato vencer, como ele vai continuar emprestado para a Assembleia. Corre o isco de perder a eleição e o emprego”, analisa, cheio de razão.


Quase todos os jornais da região engoliram em seco a reportagem exclusiva do aQui – edição 787 - dando conta que Jonas Marins já tinha abortado a aliança com PT e PP e que seria o candidato do PCdoB à sucessão de Zé Renato. No sábado, dia 28, passaram recibo anunciando o fim do casamento de Jonas com Pandeló e Rutinha.

Pinheiral
O sargento do Corpo de Bombeiro, Edson Izaías, do PP, recebeu o aval do Conselho dos Pastores de Pinheiral para sua campanha a prefeito do município. “O segmento evangélico foi um divisor de águas nas eleições passadas”, comemorou. Edson anunciou também que o ex-governador Garotinho estará em Pinheiral ainda na primeira quinzena deste mês pra fazer o lançamento oficial de sua candidatura à sucessão de Dr. Toninho (PMDB).

Vôlei
A equipe de vôlei masculino do Voltaço está envolvida em dois projetos: um de ir às escolas para desenvolver nas crianças o gosto pelo esporte. Muito bom. O segundo, nem tão bom assim, é o de participar dos jogos abertos do interior. Depois de enfrentar as feras do voleibol brasileiro, os ‘gigantes’ vão jogar contra as equipes de Cabo Frio, Três Rios e Campos, sem demérito algum a essas equipes. Se ganhar, não fez mais do que a obrigação. Se perder, é mico na certa.

Títulos
Termina na próxima quarta, 9, o prazo para as pessoas tirarem ou transferirem o título de eleitor se quiserem participar das eleições municipais de outubro.

Saúde (I)
A internauta Djenane Conegundes, de Volta Redonda, postou ontem, sexta, 4, no Facebook o drama que sua mãe enfrentou na noite anterior ao procurar atendimento no Cais do Conforto por estar sentindo fortes dores nos rins. Ela revela que os atendentes da unidade se limitaram a aplicar uma injeção em sua mãe, mandando-a de volta para casa. “Nem receitaram um remédio e nem pediram um exame”, postou, dando conta que sugeriu à mãe que fosse à UPA de Barra Mansa na manhã de ontem. “Na hora a medicaram, fizeram um exame de urina e sangue e descobriram que era uma infecção”, comparou. Desapontada, é claro.

Saúde (II)
Avô sofre quando um neto fica doente, não acham? Pois bem, qualquer avô sofre muito mais quando procura atendimento na rede pública. Pior, quando não encontra ninguém – médicos – para lhe socorrer. É o que anda acontecendo nos finais de semana na UPA do Santo Agostinho, em Volta Redonda. No feriadão de Tiradentes, sabe-se lá como, a unidade funcionou sem pediatras de plantão e, no feriadão de 1º de maio, conforme uma fonte do aQui, aconteceu o mesmo. “É o que dá pagar pouco: os médicos fingem que trabalham muito e o prefeito finge que paga bem”, comparou. É. Pode ser.

Visão
O curso de Medicina do UniFOA, através da Liga de Oftalmologia, em parceria com o Sider Shopping, estará fazendo na segunda, 7, testes de acuidade visual e prestando informações sobre doenças oftalmológicas como catarata, glaucoma e miopia. O atendimento será no subsolo do shopping, das 9 às 21 horas e servirá para marcar o Dia do Oftalmologista.

CDL
A aproximação entre alguns empresários de Barra Mansa e o PT de Inês Pandeló nunca foi segredo para quem entende de política no município. A CDL e a Aciap local, inclusive, ficaram contra Zé Renato em várias oportunidades. Antes, durante e até agora desde a campanha de 2008.

Risco
A deputada estadual Inês Pandeló andou publicando anúncios nos jornais da região de congratulações com os trabalhadores pela passagem do 1º de maio. Até prova em contrario, para o TRE/RJ tal tipo de anúncio é tido como propaganda extemporânea, fora de época. A multa, quando aplicada, é de R$ 21 mil e uns trocados.
 

Compartilhe com Seus Amigos! |
© Jornal aQui.
Todos os direitos reservados.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.