Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Segunda-Feira, 15 de Julho de 2019
0
Publicado em 01/03/19, às 18:17

Grampos

De volta às ruas

A Fundação Cultura de Barra Mansa acertou em cheio ao adotar a ideia de resgatar a antiga tradição do Carnaval de rua. E, durante os próximos quatro dias, contando com hoje, sábado, 2, os foliões poderão desfrutar de muito samba e momentos para guardarem na memória por muitos anos. De acordo com os organizadores, a expectativa de público para cada bloco é de até 1,5 mil pessoas. 

Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, esse será o carnaval mais democrático da história do município, por conta dos blocos terem sido selecionados por meio de edital.  “A gente pôde perceber que a cidade quer levar a folia para as ruas dos bairros. Sem dúvida, a adesão dos blocos, o apoio das entidades carnavalescas e a participação popular se tornam um marco inovador para o movimento popular mais impactante da cultura de Barra Mansa”, justificou Bravo.   
Confira a programação:

Dia 2 – Sábado – Bloco das Piranhas da Vila Nova – das 15 às 21 horas
De 2 a 5 – Matinê na Beira Rio, no Centro – das 13 às 21 horas
De 2 a 5 – Bloco do Boi, no Roberto Silveira (Várzea da Oficina) – das 17 às 21 horas e hoje, sábado, das 15 às 21 horas
Amanhã, 3 – domingo – Bloco Tô que Tô, na Cotiara – das 15 às 20 horas
Dia 4 – segunda – Bloco Renascer, na Cotiara – das 15 às 21 horas
Dia 5 – terça – Bloco Se Vira nos Trinta, no Siderlândia – das 16 às 21 horas

 

Dependentes químicos (I) – A diretoria da Associação Comercial de Barra Mansa se reuniu na segunda, 25, com o subsecretário estadual de Saúde, Bruno Marini, atualmente à frente da pasta ligada à dependência química do Estado. O objetivo foi discutir a viabilidade da criação de uma clínica de apoio e acolhimento a dependentes químicos no município. “Temos observado o crescimento contínuo de moradores de rua no Centro – uma situação que, sozinha, já precisa ser trabalhada. Mas, dentre eles, é notável também o aumento no número de usuários de drogas, o que tem gerado insegurança e medo na população. Nosso objetivo é acolher essas pessoas e possibilitar o tratamento necessário e, posteriormente, a ressocialização”, declarou Denyse Singulani, presi-dente da Aciap-BM.

Dependentes químicos (II) – Bruno Marini até que gostou da sugestão, mas lembrou que será necessário a criação de uma entidade por parte de organizações da sociedade civil, já que os recursos disponibilizados pela sua pasta são apenas para o compartilhamento de despesas. “Nós contamos com um corpo técnico preparadíssimo para prestar auxílio e treinamento às instituições interessadas. Mas não temos verba suficiente para criar uma clínica do zero. O que podemos fazer é apoiar o trabalho de uma entidade que já esteja funcionando de forma legalizada em Barra Mansa”, explicou, garan-tindo que o repasse de verbas para o projeto será sua prioridade.

Cadastro – O Sindicato Rural de Barra Mansa está auxiliando os produtores da região (pessoa física) no preenchimento obrigatório do Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF). Os interessados devem procurar o Sindicato, munidos de RG, CPF, inscrição estadual e comprovante de residência. O cadastro é obrigatório desde 15 de janeiro e, sem ele, o produtor fica impedido de comercializar seus produtos. O endereço do Sindicato é Rua Maria Luísa Gonzaga, 217, Ano Bom. Mais informações pelo telefone (24) 3323-1139.

Creche (I) – Dando continuidade ao seu plano de inagiração de obras para 2019, o prefeito Rodrigo Drable entregou na manhã de sábado, 23, a Creche Dom Waldyr Calheiros, situada à Rua da Imprensa, 174, no Ano Bom. O espaço conta com quatro salas maternais que atenderão 60 alunos de um a três anos. Além disso, a creche dispõe de uma sala específica para o berçário, três banheiros adaptados para pessoas com deficiência, banheiro feminino e masculino, cada um com três sanitários e três chuveiros. Sem contar as salas de administração, apoio e secretaria, refeitório, cozinha, lactário, área de serviço e dispensa.

Creche (II) – Desde o início do governo, Drable já inaugurou a Creche Divino Espírito Santo, na Água Comprida; a Creche Professor Constantino Rebello Junior, no São Francisco de Assis; a Creche Vereador José Luiz Vaneli, no Getúlio Vargas; e, agora, a Creche Dom Waldir Calheiros, no Santa Rosa. E está concluindo a reforma da Creche do Campo da Paz, no Siderlândia. ”Investir em educação é a melhor maneira de tornar as crianças cidadãs dignas; são elas que serão nossos futuros médicos, advogados, engenheiros e políticos”, comemorou o prefeito.   

Fórum (I) – Atendendo a solicitação do diretor do Fórum de Barra Mansa, Francisco Ferraro Júnior, o prefeito Rodrigo Drable determinou ao Coortran (Coordenadoria de Trânsito e Transportes) a realização de uma série de mudanças no trânsito no entorno do prédio da Justiça local. Uma delas tem a ver com os veículos que transportam pessoas presas e que trafegam pela via nos horários de entrada e saída de crianças e jovens da Escola Sesi.

Fórum (II) – A medida tem caráter preventivo e visa proteger não somente os alunos e seus pais, mas também advogados e funcionários do próprio Fórum para o caso de uma eventual operação de resgate do encarcerado. Neste contexto, estão sendo criadas 50 novas vagas para o estacionamento de veículos na rua situada atrás da Escola Sesi e da Fazenda da Posse. O acesso é feito pela Via Sérgio Braga, na altura da empresa Saint Gobain.

Fórum (III) – De acordo com Rodrigo, de um lado, os carros deverão estacionar ao longo da via e, do outro em 45º, vagas popularmente conhecidas como espinha de peixe.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.