Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Sexta-Feira, 22 de Junho de 2018
0
Publicado em 08/01/18, às 08:41

Falando grosso

reunião samuca hospital regional

O prefeito Samuca Silva terminou o ano de bem com a vida. Não é para menos, afinal comprou as instalações do antigo Hospital Santa Margarida, que espera reabrir nos segundo semestre de 2018, e inaugurou o Hospital do Idoso, na Vila. As duas ações o credenciaram a subir o tom de voz na manhã de quinta, 4, em Pinheiral, ao participar de mais um encontro do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa), nome pomposo para a administração do Hospital Regional, que nunca funcionou.

 

Na reunião estava o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira. E Samuca foi claro ao debater a possível abertura do HR, que foi inaugurado ainda no governo Neto. “É preciso ter garantias de que haverá continuidade no atendimento no Hospital Regional. Não basta a unidade ser aberta, funcionar durante um curto período, e depois fechar por falta de recursos”, disparou o prefeito, que é o vice-presidente do Cismepa.

 

A ideia do governo do Estado é que o Hospital Regional comece operando por partes, com Centro de Imagens e leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Os recursos seriam provenientes do governo Federal e do governo Estadual, que enfrenta uma crise financeira sem precedentes na história. “Precisamos de garantias de que os governos Federal e Estadual irão repassar os recursos”, destacou Samuca, preocupado, é claro, que os dois entes mantenham os repasses financeiros necessários para a manutenção do Hospital Regional. “É preciso ter certeza de que os repasses financeiros não serão interrompidos”, frisou. Ele está certo.

Promessas

Na reunião, o secretário estadual de Saúde informou que, ainda em janeiro, será feita a licitação (pregão eletrônico) para colocar em funcionamento o Centro de Imagens do Hospital. Tem mais. Disse que a ideia é abrir a unidade com centro de imagens, ressonância, tomografia e raio X, eletrocardiograma, laboratório e 10 leitos de terapia intensiva e enfermaria infantil, e mais 30 leitos de terapia intensiva de adultos e enfermaria de adultos funcionando. Só não disse quando.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.