Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
0
Publicado em 07/05/18, às 08:18

Facão afiado

Exatamente um mês após assumir as unidades da Votorantim em Resende e Barra Mansa, a ArcelorMittal já promoveu demissões nas duas fábricas (SBM e Aços Longos/Resende). As dispensas ocorreram na quarta, 2, um dia após o feriado do Dia do Trabalho. Segundo cálculos do Sindicato dos Metalúrgicos, 85 trabalhadores da linha de produção e setor de acabamento das duas unidades foram demitidos. “O Sindicato questionou as demissões e a empresa justificou dizendo que algumas linhas de produção tiveram de ser encerradas por determinação do Cade”, contou o diretor do Sindicato, Almir Paulino.

Em fevereiro, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a aquisição da Votorantim pela Arcelor-Mittal – num processo que se arrastava por dois anos. A aprovação, porém, foi seguida de algumas ressalvas por parte do órgão antitruste, como por exemplo a obrigação da Arcelor de se desfazer de alguns ativos relacionados à produção de aços longos comuns, laminados, trefilados e fiomáquina. Segundo o aQui apurou, não há orientação do Cade no sentido de redução de quadro funcional.

De acordo com Almir Paulino, a empresa – em resposta ao Sindicato dos Metalúrgicos – disse que as mudanças ocorridas seguem exigência do Cade “para evitar monopólio”. Almir disse que na quinta, 3, se reuniu com representantes da ArcelorMittal, em Barra Mansa, e pediu para  as demissões fossem suspensas e os demitidos recebessem seis meses de plano de saúde e de cesta básica e ainda o valor de quatro meses de salário. “A empresa ficou de analisar e nos dar a resposta o mais breve possível”, disse.
Ontem, sexta, 4, a assessoria de imprensa do Sindicato informou que a Arcelor marcou uma reunião para quinta, 10, para apresentar um pacote de benefícios aos trabalhadores demitidos. “Eles estão estudando a possibilidade de recontratação dos demitidos em curto prazo. Também falaram em oferecer benefícios para aqueles que já foram dispensados. A reunião será às 13 horas aqui no Sindicato”, informou a assessoria.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.