Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2018
0
Publicado em 20/08/18, às 09:32

Dermatite Perioral

A dermatite perioral não é uma doença comum, mas pode ser confundida com casos de acne ou rosácea. Atinge a pele ao redor da boca e nariz, podendo afetar até ao redor dos olhos. Ela afeta mais as mulheres de 15 a 45 anos e ainda as crianças, sendo que os homens não são tão acometidos.

A causa da dermatite ainda não foi completamente esclarecida. Mas, sabe-se que existe uma relação com alterações na barreira da pele, que influenciam na sua imunidade. Como principal desencadeante temos o uso indevido, por longos períodos, de pomadas, cremes ou sprays de corticosteroides. O uso indiscriminado de cosméticos, maquiagens, pastas de dentes com flúor e alterações hormonais também podem provocar a doença. E as pessoas com problemas respiratórios, respiração bucal com ressecamento  dos lábios e com o costume de lamber os lábios para alívio também são mais atingidas.

As manifestações mais comuns são vermelhidão da pele, pápulas, ressecamento, descamação e, em casos mais graves, formação de pústulas. Coceira e queimação podem ser sintomas associados à doença. Detalhe: as bochechas e a testa dificilmente são afetadas, o que diferencia dos quadros de acne e rosácea.

O diagnóstico é praticamente clínico, sendo necessário, em poucos casos, solicitar exames laboratoriais. Caso este se confirme, a suspensão do uso de corticosteroides (de forma gradual) ou outros possíveis desencadeantes é fundamental, sendo que os resultados podem levar semanas para acontecer. O tratamento, por sua vez, vai basear-se no uso de cremes restauradores de barreira cutânea, moduladores da imunidade tópicos, antibióticos tópicos e, nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de antibióticos orais ou até de isotretinoína.

Para encerrar, fica a dica: sempre procure um dermatologista para que o seu tratamento seja eficaz e correto.

Perfil - Dra Maite
Maitê Vieira Bahia é Médica com pós-graduação em Dermatologia, CRM 52.85624-0 Atende no Hospital das Clínicas – telefone (24) 2102-0088 e no Centro de Saúde Renascer – telefone (24) 3348-1098. Confira meu perfil no Instagram: @dramaitebahia

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.