Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017
0
Publicado em 09/10/17, às 09:14

Curtas

04-10-17- Romaria Ciclistica- Amparo - Faz do Turvo- Paulo Dimas (6)

A prefeitura de Barra Mansa recebeu na manhã de quarta, 4, na Fazenda Santana do Turvo, no distrito de Amparo, cerca de 30 peregrinos da Romaria Ciclística, que saíram do Rio de Janeiro a caminho da cidade de Aparecida do Norte, em um trajeto de 480 km.

Liderados pelo padre Cristóvão Sopicki, os devotos de Nossa Senhora Aparecida foram recebidos com um café da manhã pelo Quarteto de Cordas do Projeto Música nas Escolas, pelo secretário Agnaldo Raymundo, pela gerente de Relações Empresariais, Danielle Fidelis e pela vereadora Maria Lúcia. Segundo eles, Barra Mansa foi a primeira cidade a receber, de forma oficial, a Romaria Ciclística.

Para o secretário, o recebimento dos peregrinos coloca Barra Mansa no mapa do caminho para Aparecida. “Isso traz melhorias ao distrito de Amparo, fomentando os negócios como hospedagem e restaurantes. Temos um plano para o futuro de fazer de Amparo o primeiro roteiro turístico de Barra Mansa, estimulando o desenvolvimento do distrito”, disse Agnaldo.

Segundo o padre Cristóvão, a Romaria chegará a Aparecida neste sábado, 7. “O trajeto em Barra Mansa foi muito bom, fomos bem recebidos. Maior parte do nosso percurso é longe das rodovias oficiais, por conta de melhores condições de segurança. Além disso, também aproveitamos para ver as belezas naturais e os atrativos históricos dos locais por onde passamos”, disse o padre, antes de retornarem para o trajeto.

 Neste ano, celebra-se 300 anos desde a aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada por três pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul.

 

Obras feitas por um artista autodidata que transmitem espaços e tempos diversos percorrendo a evolução da arte clássica e contemporânea. Esta é a composição da exposição “Síntese”, que pode ser vista na Galeria de Arte Cílio Bastos, no Espaço Cultural Gacemss, até o dia 27 de outubro, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas.

Os trabalhos foram desenvolvidos por Thiago Fernandes, voltarredondense cujo interesse pela arte foi iniciado através da ilustração durante a infância e a adolescência. Posteriormente, ele ampliou seus estudos em técnicas convencionais e não convencionais juntamente ao aprendizado de música e fotografia, também de forma autodidata. A mostra abrange os vários momentos e movimentos do artista, levando o apreciador a percorrer seu exercício contemporâneo na busca da superação da técnica, do saber-fazer, da destreza em busca do poético.

 

rua de compras

A 5ª edição do ‘Rua de Compras’, projeto da classe empresarial local, com apoio da prefeitura de Volta Redonda, está marcada para amanhã, domingo, 8, em comemoração ao Dia das Crianças – dos lojistas também. Será no Aterrado, com estimativa de “atrair até 50 mil pessoas”, crê Joselito Magalhães, dublê de secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da Aciap-VR.

Pelo projeto, a Avenida Paulo de Frontin ficará fechada até a Rua Neme Felippe, na altura do Mercado Popular. As transversais sofrerão alterações ou serão interditadas parcialmente. “Todos do bairro podem abrir o comércio. É uma grande oportunidade para melhorar as vendas”, explica Joselito. 

O prefeito Samuca Silva aproveita para lembrar que a ‘Rua de Compras’ está sendo copiada por várias cidades. “Agora não é um projeto de Volta Redonda, mas de todo o estado do Rio de Janeiro. Levamos os consumidores para as ruas e o grande atrativo são as promoções. Tudo isso gerando renda e emprego. Muitas pessoas de outras cidades também vêm para aproveitar os atrativos de Volta Redonda, reforçando o nosso potencial turístico”, avalia.

A Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, receberá uma Feira de Orgânicos, um festival gastronômico com Food Trucks e eventos culturais. “São várias secretarias municipais envolvidas oferecendo toda infraestrutura necessária para o lazer e diversão aos consumidores”, reforçou Joselito, ressaltando que as cooperativas de recicláveis estarão recolhendo todo o material reciclável produzido na Rua de Compras. Na edição passada, foram mais de 200 quilos de recicláveis para as cooperativas.

Além das promoções do comércio, o público poderá conferir uma programação de atividades culturais, esportivas e de lazer para a criançada, que será oferecida pela prefeitura. A secretaria de Ação Comunitária, por exemplo, vai disponibilizar o caminhão da Brinquedolândia, e a secretaria de Esporte e Lazer vai promover brincadeiras e atividades como bambolê, amarelinha, mini vôlei, corda, badminton e treinamento funcional.

 

A partir de segunda, 9, as crianças de Volta Redonda terão muitas opções de lazer e entretenimento com a realização da 14º edição do Festival Gacemss da Criança, que ocorre até o dia 18 deste mês, com seis espetáculos infantis em 12 apresentações (na parte da manhã e à tarde). A programação será diversa, recheada com peças clássicas, inéditas e até um grande show de ilusionismo.

Confira a programação:

Dia 9 – segunda: “O Pequeno Galináceo” – As Palhaças Bastianas

Dia 10 – terça: “O Pequeno Príncipe” – Cia Cordão Popular

Dia 11 – quarta: “Imagina – Espetáculo Internacional de Mágicas” – Mágico Andrély 

Dia 16 – segunda: “O Rei Atchim”

Dia 17 – terça: “Divertidamente”

Dia 18 – quarta: “Alice no País das Maravilhas”

 

 

O Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul – CBH-MPS lançou seu primeiro concurso de fotografias, que é aberto para participação de qualquer morador das cidades da área de atuação do órgão, como Volta Redonda e Barra Mansa, entre outras. Os participantes deverão retratar dois tipos de cenários relacionados ao Rio Paraíba. O primeiro é sobre os avanços com relação à proteção e conservação do rio (beleza), já o segundo relacionado aos desafios, como a poluição. Como prêmio, o autor da foto vencedora de cada cenário irá ganhar duas diárias em Penedo, com direito a um acompanhante. Inscrições pelo site do CBH-MPS http://www.cbhmedioparaiba.
org.br/, até o dia 8 de dezembro. A participação no concurso é gratuita.

 

O Lar dos Velhinhos, localizado no Monte Castelo, será palco de uma ação social neste sábado, 7, a partir das 13 horas. Serão realizadas diversas atividades para os cerca de 100 idosos atendidos na instituição, com direito a corte de cabelo, baile e alimentação especial. O projeto foi elaborado por alunas do curso de Publicidade e Propaganda do UniFOA, como parte de um trabalho de conclusão de curso. O evento é aberto ao público.

 

Neste sábado, 7, e amanhã, domingo, 8, o Teatro Gacemss apresenta o espetáculo ‘O homem da areia’, um ser mágico que aparece à noite provocando o sono nas crianças. O projeto faz parte do ‘Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa da Secretaria estadual de Cultura’. O elenco é composto por Angélica Ribeiro, Beatriz Viana, Isabela Alves, Julianne Beatriz, Maria Carolina Pratti, PV Carvalho, Wallace de Souza e Yago Lamim. Direção e coreografia de PV Carvalho, com produção de Izabel Santos Leal   

 

Disque Idoso

O Rio de Janeiro ganhou um canal exclusivo para denúncias e informações voltadas para pessoas com mais de 60 anos. Maus tratos, violência, dúvidas sobre direitos, episódios de preconceitos, entre outros, poderão ser denunciados através do Disque Idoso (21) 2334-5500. A central telefônica funciona de segunda a sexta, das 10 às 16 horas.

Empréstimo, saúde e direitos lideraram o ranking das principais demandas para o Disque Idoso no primeiro dia de funcionamento do serviço. O canal recebeu 56 ligações em seis horas de funcionamento. O número é cinco vezes maior do que o total de denúncias que chegaram à subse-cretaria de Idosos durante todo o mês passado.

“O volume de demandas no primeiro dia do Disque Idoso mostra que a iniciativa foi um sucesso e que nós precisamos trabalhar muito para garantir os direitos desta população do Rio de Janeiro. Com o canal, conseguiremos identificar de forma mais eficaz as demandas de pessoas com mais de 60 anos e estabelecer políticas públicas, articulando com outros órgãos, para ajudar a dar um envelhecimento digno para essa população”, ressaltou o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes.

O canal foi lançado no mês em que a secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos conta com uma programação voltada para a pessoa idosa. Durante o mês de outubro, a pasta promoverá palestras, feira de serviço e até um baile de dança para a terceira idade.

 

Mostra Moda BM 2017

Os amantes da moda poderão aproveitar, durante três dias, lançamentos de coleção, desfiles, palestras sobre tendências e comportamentos, bem como atividades de entretenimento e lazer. Tudo isso reunido num mesmo espaço. Trata-se da 1ª edição do Mostra Moda BM 2017, que será realizado no Parque da Cidade, em Barra Mansa, das 16 às 23 horas de quinta, 12, a sábado, 14. O evento é promovido e organizado pela B2B Empreendimentos com o apoio da prefeitura local. 

Numa área de 20 mil metros quadrados, os visitantes poderão conferir os stands divididos em seis seções: área de negócios, arena do conhecimento, outlet, praça de alimentação, área infantil e palco. O primeiro setor será ocupado por expositores e lojistas, além de uma arena em formato de auditório e passarela, destinada a palestras e encontros com profissionais do segmento. Já na praça de alimentação haverá um espaço especial para food trucks e food bikes. E no Palco serão feitas as apresentações musicais com artistas regionais, mostrando o melhor da MPB, Pop e Rock.

Só para se ter uma ideia, nomes consagrados do universo da moda, segundo a organização, já confirmaram presença. Dentre eles: Daniela Falcão, diretora geral da Vogue Brasil; o jornalista Bruno Astuto e Fernando Torquatto, o badalado maquiador das estrelas. Além deles, também haverá a participação especial de influenciadores digitais, que vêm ditando moda na internet. Serão realizadas duas palestras por dia, com duração de uma hora.

 

Dia do Idoso

03-10-2017- Dia do Idoso -Policlinica da Melhor Idade Fotos Evandro Freitas (79)

Os usuários da Policlínica da Melhor Idade, que funciona no Jardim Paraíba, participaram na manhã de terça, 3, de um café da manhã festivo pela passagem do Dia do Idoso, comemorado em 1 de outubro. Durante o evento, organizado pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda, no Clube Náutico, os idosos receberam duas notícias importantes: a garantia da Viagem da Terceira Idade e a implantação do Hospital do Idoso.

A primeira foi anunciada pelo vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, que lembrou o compromisso firmado pela atual gestão ainda em campanha. “Dia do idoso é todo dia. Temos que cuidar daqueles que contribuíram com a nossa formação e ajudaram a construir a nossa cidade”, disse, anunciando em seguida que a Viagem da Terceira Idade, carro chefe do governo Neto, está garantida para este ano. Mas, infelizmente, ainda manteve o mistério da cidade escolhida para receber os idosos da cidade do aço.  

 Em termos de Saúde, coube ao secretário Alfredo Peixoto frisar que o tratamento adequado ao idoso é prioritário. “A aplicação de políticas públicas para garantir melhor qualidade de vida e a superação da expectativa de vida em relação à média brasileira são objetivos. Em breve teremos o Hospital do Idoso, que dará um atendimento muito ampliado se comparado à Policlínica da Melhor Idade”, disse.

 

Catálogo Audiovisual de Trabalhadores Brasileiros

museu-do-trabalhismo-lanca-catalogo-audiovisu

Imagine uma exposição virtual em um museu. Já é algo muito diferente. Não tanto quanto encontrar um homem pelado, deitado no chão, não é mesmo? Agora imagine participar de uma expo virtual onde os cidadãos “comuns” são protagonistas, com suas rotinas de trabalho, dificuldades e histórias relacionadas à profissão retratadas de forma diferente. Pois essa é exatamente a proposta do I Catálogo Audiovisual de Trabalhadores Brasileiros, desenvolvido pelo Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro de Volta Redonda, lançado durante a abertura da 11ª Primavera dos Museus.

A presidente do MMTB, explicou que o acervo vai compor, inicialmente, uma espécie de Museu Virtual de Trabalhadores para que as pessoas saibam dos afazeres de outros e tenham um registro pessoal de sua atividade. “Esperamos que muitos deixem os seus registros como pessoas trabalhadoras, mas também temos o foco de registrar o início de novas profissões que são demandadas pelas novas relações de criatividade, tecnologia e trabalho, a exemplo dos designers de games, gestores de conteúdos e tantas outras”, comentou.

O catálogo ainda está em fase de instalação e coleta de conteúdo. Por isso, foi lançada uma campanha para incentivar as pessoas a enviar registros audiovisuais espontâneos de seus ofícios e histórias. Os interessados em participar devem gravar suas apresentações respondendo às perguntas iniciais: quem eu sou e o que faço? Os vídeos podem ser enviados para: emailmuseudotrabalhismo@gmail.com.

Apesar de a ideia parecer original, em São Paulo já existe o chamado “Museu da Pessoa”, fundado em 1991. É um museu virtual e colaborativo que expõe histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. Em Volta Redonda, o foco será nos trabalhadores que possuem papel de destaque na cidade por conta da história da fundação da CSN.  

 

 

Outubro Rosa

A dona de casa Simone Silva, moradora do Santo Agostinho, foi a primeira voltarredondense a fazer os exames de prevenção ao câncer ginecológico na abertura da campanha ‘Outubro Rosa’, desenvolvida pela secretaria de Saúde de Volta Redonda. “Tenho a mamografia e o preventivo sempre em dia. Faço os exames anualmente”, disse ao sair da Policlínica da Mulher depois de fazer os exames de rotina. Porém, o caso da Simone é uma exceção.

Para divulgar a importância da prevenção, a secretaria de Saúde participa da campanha mundial ‘Outubro Rosa’ com programação especial até o próximo dia 31. “Mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama é o principal objetivo do Outubro Rosa. Vamos promover ações para divulgar a oferta de exames, que é intensificada no mês de outubro para o público alvo da campanha. A mulher, às vezes, cuida de todos e se esquece da própria saúde”, avaliou o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto.

Entre as ações programadas para o Outubro Rosa está a realização de palestras em locais estratégicos da cidade para captação do público alvo da campanha, que é formado por mulheres entre 25 e 65 anos para o exame preventivo (papanicolau) e de 50 a 69 anos para mamografia. A equipe da secretaria de Saúde irá a empresas, entidades beneficentes e outros locais para divulgar o ‘Outubro Rosa’. E qualquer grupo que quiser solicitar a palestra pode entrar em contato pelo telefone 3339-9654. 

Caminhada

 Também está programada uma caminhada pela prevenção, a ser realizada no sábado, 28 de outubro, em parceria com a secretaria de Política para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda e o GAPC (Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer). A concentração está marcada para as 9 horas, na Praça Pandiá Calógeras, na Vila, em direção à Praça Brasil.

Horário

Para atender o maior número de mulheres, a campanha terá o Dia D neste sábado, 7, quando todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além da Policlínica da Mulher, vão disponibilizar o exame preventivo, das 7 às 17 horas. Além do Dia D, as unidades da Atenção Básica vão funcionar durante todo o mês com horário estendido, de acordo com a demanda de cada uma. A Policlínica da Mulher também terá uma noite por semana para atender as funcionárias da Prefeitura de Volta Redonda.  

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.