Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017
0
Publicado em 25/09/17, às 09:51

Curtas

DRM CSN_cor

No próximo sábado, 30, das 11 às 14 horas, acontece a sexta edição do encontro dos ‘amigos das Oficinas Elétricas, do DRM, da Usina Presidente Vargas’. A festa será no Recreio do Trabalhador, na Vila, e é esperada a presença de todos que estão na foto do primeiro encontro, realizado em setembro de 2012, cerca de 150 ex-funcionários da CSN, na sua maioria aposentados residentes na cidade do aço. A comissão organizadora conta com Nery, João Batista, José Dias, Edson, Elvio, Andre, Saldanha e Celso.

15-07-17.Exposição ALÉM DA VISÃO (1)

A sensibilidade de 19 estudantes e dois professores deficientes visuais está sendo representada através de fotografias que podem ser vistas, até a próxima sexta, 29, em área do Sider Shopping, na Vila. Eles são alunos e educadores da Escola Municipal Dr. Hilton Rocha e a atividade faz parte do projeto “Além da Visão”, desenvolvido pela secretaria de Educação em parceria com a Associação de Fotógrafos e Videomakers profissionais de Volta Redonda.

O grupo, acompanhado de 17 fotógrafos, fez diferentes tipos de imagens, que variaram de acordo com a imaginação de cada um. Desta forma, eles encontraram uma maneira mais tangível para expressar seus sentimentos e gostos, como foi o caso do estudante Arnaldo de Assis Filho, 55, que perdeu a visão em 2014, pouco antes de conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Apaixonado por veículos, optou por fotografar diferentes tipos de carros. “Eu já havia comprado um carro quando tive o glaucoma, que resultou na minha cegueira. No início foi bem difícil, mas consegui superar e hoje vivo uma vida normal. Viajo, passeio e conheço tudo de Volta Redonda”, relatou.

Pescadores-de-Almas-03-1

“A história contada no livro vai além da religião. Es-tamos diante de um depoimento biográfico que se cruza com muitas outras vidas e histórias, trazendo em detalhes o momento da morte de uma personalidade histórica. Todo processo de construção da dramaturgia é repleto de poesia visual. O resultado será um lindo espetáculo construído com extrema delicadeza”. Essa foi a descrição do diretor Daniel Archangelo a respeito do espetáculo conduzido por ele,  ‘Pescadores de Alma’, que estreia em Volta Redonda neste sábado, 23, às 19 horas no Gacemss 2.

A peça é baseada num dos livros espíritas mais lidos da atualidade e tem como fio condutor a narração do início do contato mediúnico que levou Walkiria Kaminski a vivenciar o suicídio da pintora Jeanne Hébuterne. Com a classificação de 14 anos e atuação de Tatiana Sobral, a trama apresenta uma narrativa arrebatadora.

 

Segue até o dia 23 de outubro a exposição dos variados trabalhos de arte produzidos pelos usuários do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPD). São mais de 100 peças entre mosaicos, pintura em tela, bordado, jornal, cerâmica e marcenaria. Esta é a 12ª exposição dos usuários, que este ano se inspiraram em artistas como Romero Britto, Piet Mondrian, Alfred Gockel e Di Cavalcanti.

 

Confirmada para quinta, 28, a partir das 18h30min, a realização do workshop ‘Responsabilidade Civil dos Profissionais do Mercado Imobiliário’, promovido pelo Sindicato da Habitação (Secovi Rio). Será no auditório da Associação Comercial, no Aterrado, e a palestra com o advogado Paulo Roberto Xavier, corretor de imóveis e pós-graduado em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor. Informações em (24) 3339-2272.

foa portas abertas

No próximo dia 4 de outubro, o UniFOA receberá, no campus Olezio Galotti, centenas de estudantes do ensino médio que terão a oportunidade de conhecer o ambiente acadêmico mais de perto. A 13ª edição do UniFOA de Portas Abertas acontecerá das 8 às 17 horas e oferecerá diversas atividades como quiz de conhecimentos, estandes, visitas orientadas pelo local e premiações. O evento também vai disponibilizar um Teste de Orientação Profissional para auxiliar os jovens na escolha da carreira. Acadêmicos dos 22 cursos da instituição vão participar e apresentar seus cursos aos futuros universitários. Em sua última edição, em 2016, cerca de três mil alunos de 32 escolas estiveram presentes.

 

O polêmico filme “Polícia Federal – A Lei é Para Todos”, que mostra os bastidores da Operação “Lava Jato”, já está em exibição nos cinemas, inclusive em Volta Redonda. O que poucos sabem é que Marco Esch, de Resende, aparece como um dos atores. Ele é o doleiro Carlos Habib Chater, um dos primeiros presos na operação que sacudiu o país, deixando políticos de todos os partidos com os nervos à flor da pele. A carreira de Marco Esch, que vai completar 50 anos em outubro, começou há seis anos como ator de diversas peças teatrais. Ele já fez também diversos comerciais para a TV e figurações para a Rede Globo. Já contracenou em outros filmes, como “Turbulência”, no papel de piloto de avião tendo ao lado Monique Alfradique e Arthur Vinciprova.

No filme “A Esperança é a Última que Morre”, Marco foi chefe de jornalismo, contracenando com Dani Calabresa, Katiuscia Canoro e Augusto Madeira, entre outros. “Ter feito parte do filme ‘Polícia Federal’ é algo inesquecível, pois retrata a nossa história atual e que ficará marcada para sempre através desse filme”, avaliou Marco Esch.

 

A curiosa cientista Luna está de volta junto ao seu irmão Júpiter, o furão Cláudio, para descobrir, através da imaginação, se há vida em Marte, do que é feito o arco-íris e o motivo pelo qual as bolhas são redondas. O espetáculo infantil ‘O Show da Luna’ ocorre amanhã, domingo, 24, às16h30min, no teatro Gacemss 1. A peça é, na verdade, uma série de televisão brasileira da produtora TV PinGuim, transmitida em mais de 70 países e sucesso também na internet, somando mais de 300 milhões de visualizações no YouTube. A terceira temporada da animação estreou este ano e já tem 52 episódios.

Foto-de-Bárbara-no-pódio

A atleta Bárbara Bock da equipe de ginástica de trampolim de Piraí e da Seleção Brasileira participou do Campeonato Estadual de Ginástica de Trampolim, disputado na Arena Carioca 3, no Rio de Janeiro. Na competição, a atleta se tornou tetracampeã estadual de Ginástica de Trampolim, na categoria individual e no aparelho duplo mini com duas medalhas de ouro. Bárbara participará do mundial de ginástica de trampolim que acontecerá na Bulgária, de 11 a 20 de novembro, competindo pela seleção brasileira. Mesmo sem patrocínio, a atleta segue fazendo eventos para arrecadar dinheiro para custear a sua viagem à Bulgária. 

 

Fazer uma análise bem-humorada do caráter humano. Essa é a proposta da comédia “Nunca fui canalha”, com texto de Tatá Lopes e Martha Mendonça, que acontecerá no próximo sábado, 30, às 20h30min no Gacemss 1. No palco, Tatá dá vida a quatro mulheres canalhas inspiradas nas personagens do livro “Canalha: substantivo feminino”, de Martha Mendonça. Três delas estão no exemplar (Diana, Leila e Rebeca) com exceção de Santinha, criada especialmente para a atriz. A peça, dirigida por Victor Garcia Peralta, não é uma transposição do livro para o teatro, pois as protagonistas da obra são apenas uma parte que costura a trama. O espetáculo é mais direto, menos sutil. O texto ácido é deliciosamente divertido, irreverente e não poupa ninguém. Ou quase ninguém. A classificação é de 12 anos.

 

O Campus Pinheiral do Instituto Federal do Rio de Janeiro está oferecendo mais de 200 vagas em cursos técnicos gratuitos integrados ao ensino médio. As inscrições seguem até o dia 17 de outubro pelo endereço selecon.org.br/novo/concursos.

Mais informações pelo telefone (24) 3356-8204 e no edital, disponível no endereço selecon.org.br/novo/concursos.

 

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está aceitando inscrições para cursos de qualificação profissional nas áreas de Turismo, Gastronomia, Lazer, entre outros. As inscrições para as mais de 16 mil vagas de 87 cursos diferentes devem ser feitas apenas pelo site (www.faetec.rj.gov.br). Detalhe: o prazo termina amanhã, domingo, 24.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.