Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017
0
Publicado em 18/09/17, às 08:58

Curtas

Foa para o FACE_cor1

Manoel Corrêa do Lago, neto de Oswaldo Aranha, ex-ministro das Relações Exteriores do governo Getúlio Vargas, um dos responsáveis pela construção de Volta Redonda, esteve visitando a FOA, onde foi recebido por Dauro Aragão, presidente da instituição. No encontro, Manoel entregou o livro que conta a história de seu avô à direção da FOA e fez um tour pelas instalações do campus Olezio Galotti. “Meu avô teria muito orgulho de ver a grandeza que a instituição tomou. Toda a família se orgulha muito em ter o nome dele atrelado a mais essa história de sucesso”, destacou Manoel.

A obra “Oswaldo Aranha, uma fotobiografia”, escrita por Pedro Corrêa, estará disponível para consulta dos acadêmicos na Biblioteca Central do campus Olezio Galotti, em Três Poços.

 

Vinte e um alunos da Escola Municipal Hilton Rocha, de Volta Redonda, estão expondo suas fotos do projeto ‘Além da Visão’, em cartaz no Sider Shopping, na Vila. A mostra vai até o dia 29 de setembro e o público poderá prestigiar o trabalho que resulta de uma parceria entre a secretaria de Educação de Volta Redonda e a Associação de Fotógrafos e Videomakers Profissionais da cidade do aço. O objetivo é ensinar fotografia aos alunos com deficiência visual e com baixa visão, impulsionando a autoestima, reflexão e a imaginação deles.

 

Hoje, sábado, 16, das 9 às 17 horas, a secretaria de Cultura de Volta Redonda, em parceria com as secretarias de Ação Comunitária e de Infraestrutura, promove um mutirão para limpeza geral, emboço, reboco e pintura no espaço localizado no Verde Vale, onde funcionavam um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e uma UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), que hoje estão desativados. No local será implantado o projeto ‘Casa – Centro de Assistência à Arte’, que tem como objetivo fomentar a cultura nos bairros do complexo Vila Brasília. O mutirão contará com a colaboração de diversos voluntários da comunidade e agentes comunitários para deixar o espaço pronto para receber as atividades e os beneficiados.

 

A Casa de Portugal de Volta Redonda já está aceitando reservas para o seu tradicional jantar social, que será realizado no dia 29 de setembro a partir das 20 horas. O prato será um Bacalhau a Lagareiro, com convites a R$ 65.

13-09-17-Banda Marcial entrega troféus para prefeito de BM-Gustavo Dias

O prefeito Rodrigo Drable recebeu na quarta, 13, alguns integrantes da Banda Marcial do Projeto Música nas Escolas, que foi campeã no VII Confaban (Concurso de Fanfarras e Bandas) de Itaquera (SP), disputado no domingo, 10. Estavam presentes ainda o secretário e o subsecretário de Educação, Vantoil de Souza, que também é diretor artístico da OSBM e Ricardo Rosas. Os músicos Alan de Oliveira Rocha, 18, João Victor Silva Boaventura, 16, e o maestro da Orquestra Sinfônica Juvenil, Werley Nicolau, que também integra a Banda Marcial, levaram os troféus recebidos para apresentar ao prefeito.

A banda concorreu na categoria Sênior, ficando com o primeiro lugar na categoria Corpo Musical. Trouxe também os troféus de Melhor Maestro, para Marin Meira, e de vice-campeã na categoria Baliza, para Priscila Veiga. O evento reuniu representantes dos estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais.  “É com orgulho que recebo vocês aqui. Essas conquistas materializam o trabalho dos últimos 15 anos do Projeto Música nas Escolas, que gera oportunidades e transforma vidas em nossa cidade. Esse projeto é resultado do sonho de muitos, conta com apoio de muitos, e é um grande orgulho de Barra Mansa”, disse Rodrigo.

 

Para comemorar o Dia Nacional e Internacional do Alzheimer, 21 de setembro, a Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (Apaz) de Volta Redonda preparou uma programação diversificada. O primeiro evento será uma palestra no dia 20 de setembro, a partir das 19h30min, no Teatro Gacemss 2, na Vila. Na ocasião, será debatido o tema “Alzheimer: entender para cuidar”, com os palestrantes José Roberto Barroso Arantes, médico geriatra, Jorge Pantaleão, presidente da APAZ, e Denilson Aparecido da Silva, professor de educação física. A palestra é resultado de uma parceria entre APAZ e Lions Clube Volta Redonda, com o apoio do Gacemss, e é aberta ao público em geral.

Já no dia 23 de setembro, das 22 às 2 horas, no Clube Comercial, na Colina, acontece o Baile da Primavera. O evento será animado por ‘Guerra e sua Banda’ e a renda arrecadada será revertida para os projetos da APAZ. Os interessados podem fazer reservas de mesas através do número 99988-1764.

No dia 25 de setembro, encerrando as comemorações, a Apaz-VR e o Gaca (Grupo de Apoio aos Cuidadores de Pessoas com Alzheimer) realizarão o lançamento do projeto ‘Alzheimer Café’, às 14 horas, no salão de festas do NAC, na Rua 715, nº 21, na Casa de Pedra, em Volta Redonda. O tema da primeira edição do projeto será a primavera. A estação vai inspirar as atividades de artesanato que serão realizadas com as pessoas com Alzheimer presentes, sob a orientação de instrutores.

O projeto Alzheimer Café foi criado com o objetivo de promover a socialização e a integração do paciente com Alzheimer. Ele vai acontecer mensalmente e os familiares de pacientes com Alzheimer, interessados em participar, devem fazer o agendamento através do número 99988-1764.

 

Acontece neste sábado, 16, a partir das 15 horas, na sede da Câmara de Volta Redonda, no Aterrado, o 1º Encontro Capelânico do Sul Fluminense, qe está sendo realizado pela Conmodec (Convenção Nacional de Ministros e Obreiros das Igrejas Evangélicas Cristãs). A Capelania é uma assistência social e religiosa prestada a civis e militares.

024 foa1

O auditório do campus Aterrado do UniFOA sediou o seminário “Limites da democracia e o outubro de 1917”. Promovido pelo curso de Serviço Social, o evento reuniu alunos e professores da instituição para discutir os legados deixados pela Revolução Russa há 100 anos.

O tema foi escolhido para marcar o centenário de uma das revoluções mais importantes da história, segundo Mônica Barison, coordenadora do curso. “Além disso, oferecemos um espaço que fomentou o debate teórico-metodológico e ético político sobre a relação da democracia, sociedade e Estado. O assistente social precisa ter uma formação completa para que ele seja capaz de fazer uma análise do ser social, enquanto totalidade histórica, fornecendo os componentes fundamentais para a compreensão da sociedade que apresenta demandas de atuação para sua atuação”, comentou.

O palestrante Vítor Gomes, professor do curso de Relações Internacionais da UFF, de Niterói, fez uma reflexão do tema relacionado à visão Gramsciana, uma vez que o ano também marca 80 anos da morte de Gramsci, filósofo e político italiano, e o professor lançou um livro sobre o assunto. “As duas questões fazem com que pensemos um pouco mais sobre a crise política em que vivemos, porque as dificuldades não são exclusivas nossas e estão embutidas no processo político do mundo inteiro”, explicou Vítor.

 

A Colina tem tudo para voltar a ser um dos pontos mais boêmios de Volta Redonda, agora de roupa nova, com a criação do Centro Gastronômico da Praça da Colina. Graças à parceria entre a prefeitura e os comerciantes do bairro, a Colina passará a ser utilizada com espaço demarcado, preservando as calçadas, e contará com apresentações musicais. Detalhe: o som só será permitido até as 22 horas para minimizar o impacto na vizinhança. Tem mais. Os comerciantes vão cuidar da destinação do lixo para coleta dentro do horário, conforme combinado com a secretaria de Infraestrutura. Hoje, sábado, 16, quem se apresentará, a partir das 20 horas, é Leandro Crispi. Amanhã, domingo, 17, a partir das 18 horas, o show fica a cargo do ‘Som da Gente’.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.