Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Sábado, 19 de Agosto de 2017
0
Publicado em 03/07/17, às 10:34

Curtas

DSC00029

* Cerca de 100 integrantes das Lojas Maçônicas de Volta Redonda, Pinheiral, Barra Mansa, Rio Claro e cidade vizinhas participaram na noite de quarta, 28, da sessão solene de posse de Fernando César Ferreira como Venerável da Loja União dos Templários nº 2577 de Volta Redonda.  

26-06 aniversario cras (1)

* A Academia da Saúde da Vila Brasília completou no sábado, 24, um ano de funcionamento, mas a festa pela data aconteceu na segunda, 26, com a realização de um café reunindo também usuários dos bairros Mariana Torres, Verde Vale, Belo Horizonte e Coqueiros.  A unidade beneficia mais de 21 mil moradores e oferece infraestrutura e equipamentos para práticas que promovem um estilo de vida saudável, com realização de atividades físicas, culturais e artísticas, controle do tabagismo, entre outras. A unidade conta ainda com um espaço ao ar livre – com arte em grafite do artista plástico Anderson de Souza – para a prática esportiva.

Dagaz impresso

* O Instituto Dagaz comemorou o seu oitavo aniversário de fundação na segunda, 26 de junho. Atualmente, a ONG beneficia cerca de oito mil pessoas de todo o Sul Fluminense. E, no período de 3 a 6 de agosto, realizará a terceira edição da Bienal do Livro de Volta Redonda. “São oito anos realizando atividades socioculturais e educativas, em parceria com empresas privadas e públicas, com as prefeituras da região. São oito anos de muito orgulho, por poder ajudar a transformar a sociedade, a resgatar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. É um trabalho muito sério que a gente vem realizando e que vem colhendo frutos maravilhosos. Temos uma alegria muito grande quando vemos os resultados, as mudanças positivas nas vidas das pessoas atendidas pelos nossos projetos. E isso nos motiva a continuar, e querer realizar cada vez mais” expressou a coordenadora geral do instituto, Clarisse Netto.

* A Bienal do Livro, diz ela, será aberta no dia 3 de agosto, às 14 horas, com um debate sobre Design Sustentável. A programação, gratuita, vai contar com nomes como de Heloísa Buarque de Holanda, que abordará o tema ‘Ausência da Mulher no Mercado Literário’.

* O Condomínio Cultural, sede do Instituto Dagaz, fica na Rua Sargento Paulo Moreira, nº 248, no Volta Grande III e funciona de segunda a sexta, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais informações pelo site www.institutodagaz.org.br e pelo Facebook /institutodagaz.

* A cidade de Valença promove, entre os dias 1 e 16 de julho, a segunda edição do Festival Inverno Musical. Serão quase 40 concertos em igrejas, praças e escolas, totalmente gratuitos. Algumas atrações serão a Orquestra de Cordas do Jardim Valença, FiveBrass Quin-tet, Quinteto Sonido, Cia de Ópera- Quinteto Imperial, Social Trio, Camerata Unissom, Marcus Ferreira (pianista), Frederico Moreira (flautista) Sidney Gonçalves (Trompetista), Orquestra do Projeto Semeando Música.

* A Associação Voluntários Grupo da Vida – que assiste pessoas com câncer e seus familiares – vai realizar no próximo domingo, 9, às 12 horas, no Clube Comercial, o ‘Feijão Vida 2017’. Os convites estão sendo vendidos a R$ 12 (crianças de 6 a 10 anos) e R$ 25 maiores de 11 anos). O Grupo Vida informa que o valor arrecadado será destinado às ações do grupo, que incluem o fornecimento de cerca de 150 lanches diários para pessoas em tratamento radio ou quimioterápico, fornecimento de cestas básicas, leite e farinhas, além de assistência em diversas outras áreas.

* A Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer de Volta Redonda (Apaz-VR), em parceria com o Lions Clube Volta Redonda e apoio do Gacemss, realiza no dia 12 de julho uma palestra com o tema “Alzheimer ou outras demências?”. Será às 19h30min, no Teatro Gacemss 2, na Vila, com entrada franca. Participarão do debate o médico geriatra, José Roberto Barroso Arantes, o presidente da Apaz, Jorge Pantaleão, e o professor de educação física, Denilson Aparecido da Silva.

Durante o evento, a Apaz-VR fará o lançamento do DVD “Cuidando de Maria”, que relata as fases inicial, intermediária e grave da doença, como o Alzheimer progride e as limitações do paciente. O material foi inspirado na rotina do presidente da entidade, o ex-vereador Jorge Pantaleão, que cuida da esposa com Alzheimer. 

* A prefeitura de Volta Redonda está prometendo realizar uma nova edição da sua Rua de Compras para o dia 16 de julho, véspera do aniversário de 63 anos da cidade do aço. O local escolhido foi a Vila Santa Cecília.

* A partir de segunda, 3, estarão abertas as inscrições para o curso de Cuidador Familiar de Idosos, da secretaria de Saúde de Volta Redonda, destinado aos agentes comunitários de saúde, aos funcionários de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e à comunidade em geral. O prazo vai ate o dia 28. Com uma carga horária de 80 horas, o curso começará no dia 15 de agosto e vai até 1º de dezembro. As aulas teóricas acontecerão às terças e quintas, das 13h30min às 17h30min, nas dependências do UniFOA, no Aterrado. Os interessados em fazer o curso devem se inscrever no site oficial da prefeitura ou comparecer à sala da área técnica de saúde do idoso, no 2º andar da SMS, das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira.

* O Dia de Mobilização de vacinação contra o HPV acontece neste sábado, dia 1. O dia destinado à vacinação faz parte da estratégia de intensificação vacinal, proposta pela Secretaria de Estado de Saúde, que começou no dia 19 de junho e vai até 21 de julho. A HPV quadrivalente está disponível em todas as unidades de Saúde e de Saúde da Família de Volta Redonda para adolescentes meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 15 anos. Os usuários devem procurar sua unidade de referência, de 8h às 17h, portando o cartão de vacina.

* Desde segunda, 26, o Laboratório Municipal de Volta Redonda, anexo ao Cais Aterrado, está funcionando das 6h30min às 23 horas.

* O Centro Municipal de Educação Infantil Balãozinho Vermelho vai realizar neste sábado, 1, das 8 às 11 horas, uma exposição pedagógica com os 230 trabalhos desenvolvidos pelas crianças durante o 1º semestre.

* A Policlínica da Melhor Idade vai realizar na terça, 4, às 10 horas, uma festa julhina para os 70 idosos participantes do grupo Oficina da Memória. O evento será na área verde da unidade, localizada na Rua 548, no Jardim Paraíba.

* A cidade de Piraí, terra de Pezão, já está pronta para realizar a 8ª edição do Festival da Cachaça, que acontecerá nos dias 15 e 16 de julho, na Praça da Preguiça, no Centro. O evento vai apresentar um circuito cultural e gastronômico, com o concurso de Quitandas & Quitutes, praça de alimentação, apresentações musicais em Moda de Viola, além da degustação e vendas de Rótulos de Cachaças do Sul Fluminense. Pena que entre elas não esteja a Desejada, produzida em barris de carvalho europeu na Fazenda da Grama, distrito de Passa Três, do empresário voltarredondense Mário Vidigal.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.