Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017
0
Publicado em 12/06/17, às 09:21

Curtas

O Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul – CBH-MPS iniciou em maio uma sequência de reuniões que fará com todos os prefeitos dos 19 municípios que compõem a sua região hidrográfica. A primeira foi em Resende, e, em seguida, Paraíba do Sul. A próxima será em Volta Redonda, em data ainda não divulgada.

 

Fazer um curso de qualidade, gratuito, com direito a certificado e perto de casa não é sonho impossível. As tão esperadas oficinas promovidas pelo Centro de Inclusão Produtiva da secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac) já têm data de início: 19 de junho. As oficinas são abertas à comunidade, mas os atendidos pelos Cras (Centro de Referência e Assistência Social) possuem prioridade nas inscrições.

As aulas gratuitas acontecem até o início de setembro e a idade mínima para participar é de 16 anos. Outras informações podem ser obtidas diretamente nos Cras. De todas as oficinas, apenas as de SilkScreen e EVA terão início mais tarde, em 5 de julho.

 

Os veículos elétricos são tendência ou modismo no Brasil? A questão norteará as discussões do segundo dia do 6º Colloquium SAE Brasil de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia, que receberá lideranças de montadoras, sistemistas, autopeças e universidades nos dias 22 e 23 de junho, no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda.

 

A exposição “Brasil em pó e pedra”, da artista plástica Loreley Luderer, pode ser vista até o dia 30 de junho, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas, na Galeria de Arte Cílio Bastos, no Espaço Cultural Gacemss, na Vila.

 

Outra boa exposição para os amantes da cultura é a “Rima: marcas da Roda Cultural de Volta Redonda”, com trabalhos de Bruno Nery, Pedro Henrique e Diogo Carvalho, que pode ser vista na Fundação CSN, também na Vila. Mostra a história dos cinco anos da Roda Cultural, contando os aprendizados e curiosidades do Rap nas ruas e praças de Volta Redonda e região. A entrada é gratuita e a amostra acontece até o dia 22 de julho, de segunda a sexta, das 9 às 12h30min e das 14 às 18 horas Sábados: sob agendamento – centrocultural.fcsn@csn.com.br / (24) 3343-3990

 

A Fundação de Cultura de Barra Mansa, por meio da Biblioteca Municipal Professora Adelaide da Cunha Franco, está promovendo o Concurso Literário Municipal, na categoria Poesia. Os escritores premiados serão homenageados em setembro – quando se comemora o aniversário da Biblioteca -, e receberão o Diploma de Mérito Professora Adelaide da Cunha Franco – Poesia.  Confira o regulamento em https://goo.gl/0JE7d7. Inscrições e mais informações pelo e-mail biblioteca@barramansa.rj.gov.br ou pelo telefone (24) 3326-0405.

RECITAL LANÇAMENTO CD3

O projeto “Volta Redonda Cidade da Música” inicia sua série de Música de Câmera neste sábado, 10, às 16 horas, em sua sede, na Vila Mury, com o recital de lançamento do CD “Música Brasileira do Século XXI para Trompete e Piano”. É o segundo CD solo do músico trompetista Naílson Simões, que por oito anos foi professor do projeto e fez questão de homenagear os alunos e profissionais com o recital, que é gratuito. Aos 60 anos, Naílson leva no currículo mestrado e doutorado em Boston, nos Estados Unidos. No recital serão apresentadas músicas deste século, dando ênfase a produção de compositores brasileiros, como Marcos Lucas, Claudia Caldeira e Neder José Nassaro.

 

 

Notícia ruim: A Associação Vittorio Emanuele II, responsável pela realização da tradicional Festa da Cultura Italiana de Porto Real, divulgou na terça, 6, que a edição de 2017, previamente agendada para os dias 7, 8 e 9 de julho, não será mais realizada. O motivo do cancelamento seria a falta de recursos. “Infelizmente, a Associação necessita de apoio. Além de outros eventos menores, realizamos anualmente a Festa da Cultura Italiana para preservar nossa tradição e não deixar que a cultura se perca dentro do município, mas sozinhos não temos mais condições financeiras para arcar com todas as despesas desta festa que já atingiu grandes proporções”, declarou Humberto Ettore Neto, presidente da Associação Vittorio Emanuele II.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.