Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Sábado, 14 de Dezembro de 2019
0
Publicado em 25/11/19, às 11:10

Curtas 1176

Com adesão

Artistas e agentes de diversas representações culturais de Barra Mansa se reuniram na manhã de ontem, sexta, 22, com o prefeito Rodrigo Drable para apresentar as propostas de readequação do Conselho Municipal de Cultura. Querem, por exemplo, a inclusão de novos setores da representa-tividade negra e a redução de uma cadeira da sociedade civil e do Poder Público. Atualmente, o conselho conta com 20 integrantes. Se o prefeito acatar a sugestão, o número cai para 18.
No encontro, Rodrigo propôs ampliar o debate, por meio de uma audiência pública com o envolvimento de mais representantes da sociedade local, e dos vereadores, a ser realizada no dia 4 de dezembro, às 18 horas, no Parque Natural de Saudade. “Para falar sobre democracia e justiça, temos que justificar quais ações cada representante eleito irá exercer em prol da população e também explicar quais os motivos da redução de cadeiras e as substituição de alguns segmentos. Para isso, é importante que a Câmara também esteja presente para opinar sobre as ideias e propostas do Conselho”, justificou.
Rodrigo foi além. Disse o que pensa sobre a funcionalidade do Conselho de Cultura. “Um bom conselho é aquele que conta com grande participação da sociedade. Por isso, a importância de que as pessoas envolvidas tenham representatividade para garantir que as ações desenvolvidas tenham pluralidade e adesão da população”, completou.
O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa e membro do Conselho, Marcelo Bravo, aprovou a proposta de adequação do Conselho. “Nós recebemos as propostas no Fórum Municipal de Cultura e acolhemos a inclusão da cultura afro, hip hop, capoeira e artesanato, que não tinham representação no conselho. São setores que cresceram muito no município e agora podem ter representatividade, se aprovada a ideia”, pontuou.

Eleição – O Conselho Deliberativo da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) reelegeu o atual presidente, Jésus Mendes Costa, para comandar a entidade no quadriênio 2020/2024. O presidente da Aciap-BM, Bruno Paciello, vai ocupar uma das cadeiras de vice-presidente executivo da Federação.

Queijos e vinhos – Acompanhado pela esposa, Regina Borges Costa, o prefeito Rodrigo Drable aproveitou a noite de quinta, 21, para se reunir com vários empresários do município, durante encontro promovido por uma grande rede de supermercados da região e por uma vinícola chilena.  Também estiveram presentes a vice-prefeita Fátima Lima e o marido, Luiz Carlos Lima; os secretários de Fazenda, Leonardo Ramos; do Meio Ambiente, Vinicius Azevedo; o controlador Geral do Município, Rodrigo Amorim; o coordenador de Políticas Públicas sobre Drogas (Compod), Cesar Thomé, além de empresários e membros da sociedade barramansense.

Culto
A Igreja Maranata realizou na manhã de ontem, sexta, 22, um culto cristão pedindo bênçãos a Barra Mansa e à administração municipal. O encontro, que durou 30 minutos, aconteceu antes do expediente no saguão da prefeitura e contou com a participação de Rodrigo Drable, da vice-prefeita Fátima Lima, secretários, vereadores, servidores e membros de diversas unidades da igreja.
Durante o culto, o pastor Ricardo Silva Machado, líder do núcleo do bairro Vila Maria, lembrou a importância de se ter fé e ter o pensamento focado no bem. “Deus tem sempre uma benção em quem o procura. Que Deus possa abençoar a nossa cidade, todos os munícipes e o governo municipal, porque esse é o desejo de Nosso Deus”.
O prefeito Rodrigo Drable agradeceu a visita da congregação e lembrou aos servidores que é preciso manter o foco em superar as dificuldades para realizar um bom trabalho. “Um caminho para mudar o nosso destino é fazermos algo diferente todos os dias. As dificuldades estão aí, entre a gente, no nosso dia a dia. Mas é importante estarmos unidos para realizarmos o bem e acharmos uma solução. Vamos agradecer por estarmos unidos, com saúde, para continuarmos lutando. Momentos assim, como o culto, mudam o ambiente, as pessoas passam a se enxergar diferentemente e nosso dia fica muito mais fácil”.

Lazer no UniFOA
Cerca de 250 idosos do programa ‘Melhor Idade em Movimento’ aproveitaram a manhã de sábado, 16, de forma diferente e participaram das atividades da ‘Manhã Recreativa, Lazer e Longevi-dade’, no campus do UniFOA, em Três Poços. A ação é fruto da parceria da entidade com a prefeitura de Volta Redonda. Os eventos aconteceram no Pavilhão Ferdinando Garcia Pereira, do Curso de Educação Física, e na pista de acesso, voluntários do ‘Bike Anjo’ levaram 9 bicicletas, sendo duas conjugadas, para ensinar os idosos a pedalar.
A professora do UniFOA Beatriz Renno, conhecida como Tia Bia, responsável pela disciplina ‘Metodologia Contemporâneas de Recreação e Atividades Físicas Gerontológicas’ e coordenadora das atividades, justificou a ação. “Todo ano desenvolvemos esta atividade com um foco diferente. Este ano é para a melhor idade, de forma a possibilitar a atuação dos professores e acadêmicos de Educação Física no mercado de lazer, com as oficinas de práticas recreativas com os idosos que moram no entorno do campus. São pessoas da Melhor Idade com práticas de atividades físicas regulares  na secretaria de Esporte e Lazer”, disse.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.