Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2019
0
Publicado em 04/11/19, às 09:39

Curtas 1173

Saúde Aqui, Cult, Holocard, Ponto Zero e Ocorrência Aqui foram as vencedoras do StartVR, realizado pela prefeitura de Volta Redonda. A última fase do evento aconteceu no sábado, 26, no Hotel Bela Vista, e contou com a presença de representantes das principais empresas da região, além de empresas líderes na inovação e desenvolvimento tecnológico como a Fábrica de Startups, a Microsoft, entre outras. “Esse evento faz parte dessa nova forma de pensar Volta Redonda através da inovação tecnológica. Daqui sairá um projeto que vai ajudar as cidades e, obviamente, rentabilizar a prefeitura”, avaliou o prefeito Samuca Silva, lembrando que entre os assuntos abordados durante o StarVR estavam: empreendedorismo e inovação, tecnologia e negócios.

O diretor-presidente da EPD-VR, Matheus Cruz, entende que o evento cumpriu seu propósito. “O diferencial do evento é que selecionamos as startups que serão incubadas pela EPD-VR. Entre os critérios escolhidos para a seleção estão: melhor ideia, aplicabilidade e soluções para o setor público, que tem certa morosidade e burocracia em atender soluções tecnológicas para o governo, e as startups tem mais flexibilidade e dinamismo. Assim, elas conseguem atender mais rápido e resolvem problemas para a administração pública municipal. Validando essas soluções, elas conseguem aplicar isso no país inteiro, para qualquer órgão público. Aí a EPD-VR tem direito a 2% de tudo que essas empresas arrecadarem durante a incubação”, explicou.

Os voltarredondenses, barramansenses e moradores dos municípios da região que possuem imóvel na cidade maravilhosa e semana sim outra também pegam a Serra das Araras à procura de lazer e, de quebra, fazer compras, não devem perder a chance de ir ver a Árvore de Natal do Barra Shopping, inaugurada no sábado, 26. Ela tem 70m de altura, cinco a mais do que no ano passado, e equivale a um edifício de 23 andares, maior do que o Escritório Central. Foi produzida em estrutura metálica, com 60 mil metros de mangueiras luminosas de LED de várias cores, que enfeitará o shopping até o início de janeiro.  

Assinada pelo cenógrafo Abel Gomes, a novidade é que a obra natalina fica rodeada de caixas decorativas de presentes, com a base interativa e acessível ao público. O acesso interior à árvore dá uma visão totalmente diferente de toda a estrutura iluminada, com elementos “instagramáveis” e interações divertidas que fazem o público compartilhar a experiência de estar dentro da árvore do BarraShopping.

 Em uma das instalações, uma caixa de presente com fundo infinito insere o visitante numa “moldura” com os elementos natalinos, por meio de espelhos e luz. Outra área reúne um set fotográfico que provoca um efeito impressionante, fazendo as pessoas parecerem pequenas ou grandes em relação ao cenário. As ativações da Árvore podem ser visitadas de segunda a sexta, das 17 às 22 horas e aos domingos, das 17 às 21 horas.

Aliás, fica a pergunta: será que o Palácio 17 de Julho vai usar o Escritório Central da CSN, na Vila, para plantar a sua ‘Árvore de Natal’ deste ano?

O sonho de grande parte das meninas que estão na pré-adolescência é ganhar e curtir a tradicional festa de 15 anos. Muitas, porém, não conseguem realizá-lo. Pensando nisso, a diretoria do Instituto Cultural Municipal, com o apoio da prefeitura de Barra Mansa, lançou a proposta ‘Aluna nota 10’. A iniciativa contemplou 10 jovens da rede pública de ensino que tiveram ótimo desempenho, através de presença em sala de aula e melhores notas. O baile aconteceu na sexta, 25, no Clube Municipal e contou até com a presença do prefeito Rodrigo Drable, do subsecretário de Educação, Ricar do Rosas, e do presidente do Clube Municipal Cultural,  Ademir Melo, além de diretores, professores, familiares e amigos das debutantes. “É importante realizar sonhos. Poder estar nesta festa de 15 anos, com essas jovens que se destacaram por seu empenho e dedicação aos estudos é extremamente emocionante e gratificante. Essa festa é do jeito que toda moça sonha em ter, como forma de mostrar que sonhar vale à pena”, avaliou Rodrigo Drable, lembrando que todas apresentaram comprovação de carência.

Detalhe: as estudantes completaram 15 anos até o dia 3 de outubro, aniversário da cidade. Veja a lista das sortudas: Ingrid Vitória, Milla Sol, Emilly Vitória, Nicole Lima Valadão, Ana Luiza Marques, Milena Cristina, Natasha da Fonseca, Rafaela de Oliveira, Juciara Carvalho e Evelyn Peres.

A vice-prefeita Fátima Lima deu posse aos novos integrantes do Conselho Municipal Antidrogas de Barra Mansa, o Comad. Ao todo, 22 entidades, divididas entre poder público e sociedade civil, formam o conselho, que tem função deliberativa, fazendo a ligação entre a população e o governo para promover ações para prevenir o uso de drogas, além de oferecer tratamento aos usuários, utilizando os meios disponíveis nas áreas de ensino, saúde, religião e esporte. A gestão 2019-2021 do Comad será presidida por Cesar Thomé.

A partir de terça, 5, e até o dia 16, uma exposição no Espaço Zélia Arbex, na Vila, estará mostrando a realidade dos trabalhos que são desenvolvidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Volta Redonda. São fotos e mais fotos que retratam os atendimentos clínicos oferecidos e o dia a dia dos cerca de 300 assistidos da Apae-VR, sem contar os trabalhos de artesanato confeccionados nas oficinas laborativas, alguns em parceria com a “mãos de amparo”, marca criada pelo designer Nicolau Vinciprova e que promove o design sustentável no Sul Fluminense, e os serviços pedagógicos realizados pela Escola Lar Pestalozzi.

A exposição é gratuita e pode ser vista de terça a sexta, das 10 às 18 horas, sendo que ,aos sábados, o horário vai das 9 às 17 horas e aos domingos, das 9 às 14 horas. Na terça, 5, a abertura oficial será às 19 horas, com apresentação de fanfarra e maculelê.

A secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa se reuniu com representantes das ONGs Planeta dos Animais, Monica Torres, Arca de Noé (ATAN), Renata Castro, e Associação Protetora dos Animais (APA) de Barra Mansa, Cecília Amaral, para tratar da doação que a pasta fará de 60 quilos mensais de ração para cães. Para quem pensa em adotar um animal, a Arca de Noé e a APA realizarão, no dia 22 de novembro, uma feira de adoção de animais resgatados, que contará com o apoio da secretaria de Meio Ambiente. O horário e o local ainda serão definidos.

Seis alunos do Ciep 054 Municipalizado Professora Maria José Machado de Carvalho participaram na quarta, 30, da cerimônia de entrega de medalhas e certificados de participação na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A unidade ficou em primeiro lugar na quantidade de medalhas, com duas de ouro, uma de prata e três de bronze, sendo que 12 estudantes participaram da prova, obtendo rendimentos acima de 80%. Em segundo lugar ficou uma escola particular, que obteve uma medalha de ouro e uma de bronze. Os medalhistas de ouro foram os alunos: Kaique Toledo de Almeida e Ana Lídia Nazário Givisiez; a de prata foi para Marcela Basílio da Silva; e a de bronze para Maria Clara Duque Miquilino, João Augusto Ferreira Neto e Isabella Lobo Gonçalves.

Na segunda, 4, acontece o 1º Seminário de Marketing Digital do UniFOA no Campus Porfírio José de Almeida, no auditório Aterrado, às 18h30min. O evento terá como convidados alguns profissionais como Eduardo Pires (CEO da Startup Ponto de Saúde), Douglas Moraes (empresário digital focado em Infoprodutos) e Oséias Arnaldo (empreendedor em Marketing). No evento serão discutidos novos caminhos do marketing, oportunidades e cases de sucesso, como também o mercado na região. As inscrições são limitadas, gratuitas e podem ser feitas pelo link http://twixar.me/HJr1.

O ex-velocista e medalhista olímpico Claudinei Quirino estará em Barra Mansa neste fim de semana. Hoje, sábado, 2, ele participa de uma ‘vivência de atletismo’ no Sesc, no Ano Bom, quando ensinará ao público fundamentos da modalidade. A atividade é gratuita e está marcada para às 15 horas. Amanhã, domingo, 3, ele vai acompanhar a etapa Barra Mansa do Circuito Sesc de Corridas, que tem largada às 8 horas em frente ao Sesc.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.