Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Terça-Feira, 26 de Março de 2019
0
Publicado em 01/03/19, às 18:23

Curtas 1138

Sem sangue

O Banco de Sangue de Volta Redonda está realizando uma campanha para tentar aumentar o número de doações para o Carnaval. O objetivo é garantir o estoque – que tem uma queda nesta época do ano – para as festividades. Vale lembrar que a unidade também encaminha sangue para os hospitais públicos de cidades vizinhas, como Pinheiral e Piraí. Segundo a coordenadora do Hemonúcleo de Volta Redonda, enfermeira Cristina Guimarães, com a aproximação do feriado de carnaval acontece uma diminuição dos doadores. “Muitos deixam de comparecer ao Hemonúcleo para doar sangue. A campanha é essencial para que essas pessoas compareçam e possam colaborar. Mesmo durante as festividades, em muitas situações se faz necessário a transfusão de sangue e seus componentes”, justificou.
O banco de sangue fica no Hospital São João Batista e funciona de segunda a sexta, das 7 às 13 horas. Os interessados em doar sangue precisam sentir-se bem, com saúde, apresentar documento com foto – em caso de menor de idade é necessária autorização do responsável, que pode ser adquirida no próprio Hemonúcleo e apresentar documento original da pessoa que assinou o documento –, e ter entre 16 e 69 anos com peso acima de 50 kg.
O prefeito Samuca Silva destaca a importância de se doar sangue nesta época do ano. “Doar sangue salva vidas. É muito importante a participação da população, ainda mais nesta época do ano, onde se registra muitos acidentes. O Hemonúcleo precisa estar com estoque para atender as unidades da cidade e de outras cidades vizinhas. Queremos que todos se conscientizem da importância de doar sangue”, pontuou.

‘Sem selfies’

O Carnaval já está aí e os foliões começam a curtir os bloquinhos de rua por todas as cidades brasileiras. Mas é importante ter cuidado com roubos e furtos, que aumentam nessa época. De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, no ano passado, só nos blocos do ‘Baixo Augusta’, um dos mais famosos bairros da capital paulista, foram apreendidos 31 celulares roubados e furtados, em apenas um dia.
Como os celulares se tornaram parte fundamental de nossas vidas, é importante conhecer algumas dicas para protegê-los, conforme informações fornecidas por especialistas da Kakau Seguros:
1- Deixe o seu celular no bolso da frente – Aproveite a volta das pochetes ou use uma doleira por dentro da roupa. Também vale um bolso ou bolsa mais seguros, com zíper, por exemplo. Todos sempre virados para a frente.
2- Cuidado com esbarrões e empurrões – Essa é uma das formas que os ladrões usam para agir.
3- Tome cuidado ao utilizar transporte público- Em horários de pico as ocorrências se intensificam. Isso porque o ambiente está tão cheio que você não percebe qualquer movimento estranho. Uma dica em casos como esse é levar mochilas e bolsa na frente do corpo para ter ampla visão do que se passa.
4- Instale aplicativos anti-roubos- Hoje, no mercado, existem algumas opções de aplicativos que permitem o controle remoto do seu aparelho em caso de perda ou roubo/furto. Você pode encontrá-los nas lojas de apps de Android e iOS.
5- Invista em seguro – Contrate um seguro para o seu aparelho em um período de dois meses, por exemplo. Já temos plataformas que oferecem a opção de pausar e retomar o serviço a qualquer momento, sem custos adicionais.
Mas, se infelizmente roubarem o celular., saiba o que fazer:
-Ligue para a sua operadora e bloqueie o Imei do seu celular;
-Faça um boletim de ocorrência;
-Tente localizar o aparelho pelo sistema operacional;
-Apague todos os dados remotamente;
-Se tive seguro, acione.
Sobre a Kakau Seguros
A Kakau é uma plataforma digital de seguros, por assinatura, que utiliza Inteligência Artificial para melhorar a experiência do usuário. Primeira InsurTech brasileira 100% digital, a plataforma oferece acesso fácil e rápido para que o usuário ou assinante consiga contratar seguros, reportar um sinistro ou solicitar uma assistência 24 horas. Com o sistema de assinatura, o assinante Kakau pode pausar a sua apólice a qualquer momento e oferece o Kakau Protege, seguro para Smartphones contra roubo, furto e danos, que traz diferenciais como proteção dos dados, e inclui aparelhos novos e usados, para todos os sistemas operacionais como Android e iOS. Saiba mais no site: www.kakau.com.

Ponto de ônibus

O prefeito Samuca Silva entregou na quinta, 28, as obras de recuperação da parada e de um ponto de ônibus da Avenida Amaral Peixoto. No local, os paralelepípedos foram retirados e substituídos por concreto. Já o ponto de ônibus foi todo reformado e agora oferece até Wi-Fi e tomadas para carregar celulares. “O concreto permite que os ônibus façam uma frenagem melhor e mais segura. A população também será beneficiada, já que esse tipo de material ajuda a evitar o aparecimento de buracos”, justificou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista.
Para o prefeito Samuca Silva, a obra no ponto corrige um problema histórico. Além disso, diz, o material utilizado é especial e dura cinco vezes mais, o que reduz a necessidade de manutenção. Quanto ao novo conceito de ponto de ônibus, que conta com abrigo com internet e tomadas, Samuca aposta na comodidade dos usuários. “É assim, com investimentos no dia a dia, que estamos melhorando Volta Redonda”, afirmou.

Carnê do IPTU

Os aposentados, pensionistas e deficientes físicos que têm direito ao desconto de 50% do IPTU e que receberam seus carnês com o valor total do imposto deverão retirar a segunda via corrigida nos guichês 7 e 8 no saguão da prefeitura de Volta Redonda. De acordo com o secretário de Fazenda, Fabiano Vieira, por conta de um erro do sistema, alguns carnês foram emitidos sem o desconto. “Detectamos o problema e estamos corrigindo. Pedimos desculpas pelo ocorrido. Para evitar filas e proporcionar um atendimento imediato aos contribuintes, estamos trabalhando em regime de plantão, de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, para atender os contribuintes”, explicou.
Fabiano lembra ainda que a prefeitura também oferece uma ferramenta para facilitar a vida do contribuinte, onde os voltarredondenses poderão obter informações e ainda retirar a 2ª via do IPTU pelo site www.voltaredonda.rj.gov.br. No endereço, é possível imprimir outras guias e retirar a certidão negativa de imóvel. Dentro do site, o contribuinte pode optar pela impressão dos boletos referentes às parcelas mensais ou pelo boleto de parcela única. “É importante ressaltar que, no caso dos carnês emitidos sem desconto, o contribuinte precisa procurar a prefeitura pessoalmente”, explicou o secretário.  
Descontos – Para aqueles que optarem em realizar o pagamento em cota única, com desconto de 18%, o prazo foi prorrogado para o dia 12 de março, quinto dia útil do mês. Para os contribuintes que também quitarem o imposto em cota única, mas com a opção de pagamento no dia 29 de março, o desconto será de 10%.
Já o contribuinte que optar pelo pagamento integral, sem desconto, ele poderá ser dividido em seis vezes. O vencimento da primeira parcela está marcado para 29 de março e as demais cotas vencem em 30 de abril, 31 de maio, 28 de junho, 31 de julho e 30 de agosto, respectivamente. Em caso de atraso no pagamento das parcelas, está previsto reajuste conforme a data em que o acerto for efetuado. 

Liberação de veículos on line

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) regulamentou os procedimentos de liberação de veículos apreendidos e acautelados em seus depósitos através da internet. A nova ferramenta já está disponível no site do Detro e foi batizada de ‘Nada Consta on line’.
Agora, após emitir o boleto online, também no site, e quitar as multas e taxas de reboque e diária do depósito, é possível clicar no link ‘Nada Consta’, imprimir o documento e se dirigir diretamente ao depósito onde o veículo está acautelado. Antes, o proprietário ou seu representante legal precisava ir à sede da autarquia, no Rio de Janeiro, para pegar o Ofício de Liberação, que era exigido no depósito para retirada do veículo.
Para a emissão do Nada Consta via site, é necessário preenchimento dos seguintes campos obrigatórios: Placa, Chassi e Código de Segurança. No momento da liberação, é verificado o QR Code do Nada Consta, garantindo a legitimidade do documento e a segurança da operação.
“Agora, os cidadãos não precisam se deslocar até a sede apenas para emitir um documento, podendo resolver tudo no site e ir direto ao depósito. A medida beneficia em especial quem mora em outros municípios e precisava vir à capital apenas para pegar o Ofício de Liberação. É o Detro utilizando a tecnologia para melhorar ainda mais o atendimento, oferecer comodidade à população do estado do Rio e promover maior agilidade nos serviços”, explicou o presidente do Detro, Cleber Ribeiro Afonso.
Os demais procedimentos, como documentação obrigatória a ser apresentada no depósito e tempo de compensação bancária permanecem sem alteração. O Nada Consta só é liberado no site após os débitos serem quitados e a compensação bancária confirmada. Se a pessoa pagar o boleto no banco Bradesco, o valor é compensado em cerca 1h. Nos demais bancos, o tempo é de 24 horas. Confira todas as informações no site do Detro: www.detro.rj.gov.br.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.