Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Terça-Feira, 18 de Junho de 2019
0
Publicado em 11/02/19, às 09:08

Curtas 1135

Melhorando a educação

Desde ontem, sexta, 8, Volta Redonda conta com mais um Centro Municipal de Educação Infantil. A unidade foi construída no bairro 249 e vai atender 310 alunos, sendo que, do total, 148 serão divididos em seis turmas do 1° período e os outros 162 alunos em seis turmas do 2° período. O centro, batizado com o nome do professor Irlei Lobo, ex-presidente da LDVR (Liga de Desportos de Volta Redonda), custou exatos R$ 1.466.167,69.

A nova unidade conta com cinco salas de aula, sala de repouso, brinquedoteca, escovódromo, banheiros adaptados, sala de informática, solário, além de salas de professores e espaços destinados à administração e serviços. As áreas comuns incluem refeitório, salas de leitura e sala multiuso.

De acordo com à secretária de Educação, Rita Andrade, Volta Redonda passa a contar com 21 unidades destinadas à primeira infância, atendendo mais de 10 mil crianças de 2 a 5 anos. O Centro Irlei Lobo conta com uma equipe técnica composta por diretora, vice-diretora, professor orientador, auxiliar de secretaria, 13 professores, 6 auxiliares de educação e 2 merendeiras.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, a nova unidade vai beneficiar os moradores dos bairros Jardim Europa, Jardim Ponte Alta, Conforto, Ponte Alta e 249. “Esse novo espaço vai permitir que mais crianças sejam atendidas, melhorando não apenas a educação, mas a vida da família, que vai ter onde deixar seus filhos com segurança e conforto. Nosso objetivo é investir em todos os níveis da educação”, comemorou.

O Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila, está promovendo desde terça, 5, a exposição da artista plástica Gizéle Barino, sob o tema ‘Perda e Reencontro’, que ficará aberta à visitação pública até o dia 26, das 10 às 18 horas. São 21 quadros com pintura em tinta acrílica sobre tela e madeira, pintura com pigmentos naturais e parafina, além de dois objetos híbridos interativos, onde o visitante pode registrar sua intervenção e postar com a hashtag com o nome da exposição (#perdaereencontro). A entrada é franca.

 A partir de terça, 12, quem quiser relatar qualquer problema nas vias públicas de Volta Redonda poderá usar uma ferramenta para falar com o governo Samuca. Batizado de ‘Fiscaliza VR’, o aplicativo poderá, por exemplo, apontar os problemas nos bairros da cidade, do mais comum ao mais complicado, podendo ainda visualizar o sistema de atendimento da prefeitura.

De acordo com o diretor de Modernização e Inovação da Seplag, Igor Alves, através do aplicativo, o cidadão poderá enviar sua manifestação escolhendo uma das subcategorias, como saúde, educação, buraco em via, esgoto, obra irregular, entre outras. “Uma das vantagens do novo sistema é que o cidadão receberá em tempo real qualquer atualização do andamento do seu pedido, tornando o processo transparente e permitindo ao cidadão conhecer o funcionamento da prefeitura e acompanhar todos os procedimentos até sua finalização”, concluiu Igor, lembrando que o cidadão deverá descrever o problema, indicar o bairro da ocorrência e ponto de referência. Ele também poderá anexar uma foto da ocorrência. A manifestação será recebida pela CAU (Central de Atendimento Único) e enviada para a secretaria responsável, que irá informar ao usuário toda vez que houver alguma ação movida para resolução do problema.

O prefeito Samuca Silva explicou que o prazo de resposta será de até 48 horas para todas as manifestações, para que elas sejam pelo menos respondidas ao cidadão quanto ao seu andamento e quanto aos próximos passos para que ela seja atendida. “Com modernização do sistema, acreditamos que iremos diminuir bastante o tempo de atendimento do serviço. O Fiscaliza VR representa um marco para Volta Redonda, principalmente em relação ao controle social que poderá ser exercido sobre as ações e os serviços da prefeitura, tudo de forma transparente. Essa é uma ferramenta que dará voz ao cidadão. Mais uma proposta do plano de governo sendo cumprida”, comemorou Samuca.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, abriu uma nova oportunidade para quem deseja estudar e investir na carreira ainda em 2019. Estão sendo oferecidas 1515 vagas ociosas no Ensino Fundamental e nos cursos Técnicos de Nível Médio. As inscrições devem ser feitas até dia 10 de fevereiro, gratuitamente, pela internet: www.faetec.rj.gov.br. Os interessados podem disputar um das 1.485 vagas abertas em 29 opções de formação Técnica, nos eixos de Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer.

O Sindicato Rural de Barra Mansa está oferecendo 40 vagas gratuitas para o curso técnico em Agronegócio com duração de dois anos. As inscrições podem ser feitas pela internet ou diretamente na sede do órgão, até quinta, 14.

A Apaz está com inscrições abertas para uma capacitação voltada para cuidador de pacientes que são portadores da doença. Quem estiver interessado pode se inscrever na secretaria do Gacemss, de segunda a sexta, das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas.  Os próximos cursos, ainda com vagas disponíveis, serão realizados nos dias 15 e 22 de fevereiro, e 8 de março, das 19 às 20 horas, no Espaço Cultural Gacemss. As inscrições custam R$ 40 e as vagas são limitadas, com direito a certificados de participação, que serão entregues, posteriormente, durante o Encontro Alzheimer, a ser realizado no Teatro Gacemss 2.

Está marcado para o dia 13 de março, às 19h30min, no Teatro Gacemss 2, o primeiro “Encontro Alzheimer de 2019”, promovido pela Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (Apaz-VR). Na ocasião será debatido o tema “Pesquisa de Irisina”, com José Roberto Barroso Arantes, médico geriatra; Jorge Pantaleão, presidente da Apaz, e Denilson Aparecido da Silva, professor de educação física. A entrada é franca.

Aconteceu no último final de semana o 5º Festival de Prêmios da Amaba (Associação de Moradores do Bairro Açude), festa que reuniu mais de 100 pessoas no Ciep 403 Maria De Lourdes Giovanetti. O presidente da Amaba, Alan Cunha, estava radiante. Segundo ele, o evento provou o poder de articulação e credibilidade da entidade comunitária perante aos moradores do bairro e da cidade do aço.

Os sábados de fevereiro no Sider Shopping serão de música, música de qualidade com o projeto “Sider Shopping Mais Música”. Hoje, 9, o happy hour será com a dupla Gaby e Márcio. No dia 16, a música ficará por conta de Sandra Regina. E para dia 23, o show será com a dupla Thaís e Conde. Todas as apresentações acontecerão a partir das 17h30min, no 3º Piso, próximo à praça de alimentação.

 

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.