Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Terça-Feira, 23 de Abril de 2019
0
Publicado em 28/01/19, às 09:22

Curtas 1133

Arena Esportiva

A Arena Esportiva de Volta Redonda, localizada ao lado da sede do 28º Batalhão da Polícia Militar, na Voldac, está prestes a ser concluída. Quem garante é o secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste, que na terça, 22, comandou um grupo de visitantes que foram até a unidade, como Maria Paula Tavares, titular da secretaria de Esporte e Lazer (Smel). De depender dele, as obras terminam na quarta, 30.

Para que o prazo seja cumprido, Toninho está usando uma força-tarefa com cerca de 50 pessoas trabalhando na finalização dos serviços de pinturas, implantação de gramados, remoção de entulhos das obras e mato e nos pequenos acabamentos. “O prazo marcado pelo prefeito Samuca é suficiente para finalizar a obra e inaugurar a Arena Esportiva até o final do mês”, avaliou.

A notícia agradou a Samuca. “Volta Redonda vai contar com um excelente equipamento público para a formação de futuros atletas, com toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do esporte olímpico que vamos entregar definitivamente concluído”, comparou.

A secretária de Esporte e Lazer, inclusive, já prepara uma ampla programação para a inauguração da Arena, que, curiosamente, já foi ‘inaugurada’ no final do governo Neto. “Teremos várias atividades, como oficinas esportivas voltadas para o atletismo, atendendo a todas as faixas etárias. Vamos contar com a presença de grupos de corrida do município, e as equipes representativas de rúgbi, futebol americano, beisebol, ocupando o espaço com aulas para crianças e adolescentes. Estamos preparando uma grande festa esportiva de fomento ao exercício para a inauguração, com um grande projeto de ocupação com atividades para a população”, frisou Maria Paula.

Sede Campestre da AAP-VR

A sede campestre da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda está com novos horários de funcionamento: As piscinas passaram a funcionar às sextas, sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas. Tem mais. O restaurante passa a abrir aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 17 horas, e pesque e pague, que faz a alegria das crianças e de muito marmanjo também está funcionando às sextas, sábados, domingos e feriados, no mesmo horário do restaurante. A programação é promocional e se estenderá até o dia 2 de abril.

Além dessas atrações, a sede campestre ainda oferece como lazer a opção do pedalinho e parque infantil, sem contar um amplo estacionamento para os sócios e visitantes. Segundo o diretor Jota Lúcio, as mudanças foram tomadas para atender aos pedidos dos associados e frequentadores, devido à alta procura, ainda mais nessa época do ano. 

Além dos horários promocionais para os fins de semana, a sede campestre oferece pacotes – às terças, quartas e quintas – para grupos de, no mínimo, 30 pessoas, para confraternizações e outros eventos menores.

A sede campestre, batizada de Carombert Rocha Faria, fica na Estrada Pinheiral-Vargem Alegre, 5000, em Pinheiral. Mais informações em (24) 3356-7400.

 

Vez dos poetas

A PoeArt Editora de Volta Redonda está aceitando inscrições até a próxima quinta, 31, para quem quiser participar da IX Seletiva Nacional de Poesia, que resultará no livro “IX coletânea século XXI”, com publicação em 2019. O homenageado será o escritor Alexei Bueno. É o 52º livro editado pela PoeArt. As inscrições devem ser feitas pela internet em poearteditora@gmail.com.br.

Cada autor poderá inscrever de um a três poemas (versos livres ou poema com forma fixa), cada um em uma página, inéditos ou não, com máximo de até 20 versos cada, fonte Times New Roman, corpo 12 e foto de rosto em jpg – imagem com alta qualidade. Não é necessário pseudônimo. Enviar o texto revisado, em doc. anexo contendo os trabalhos e os seguintes dados: Nome completo, RG, nome do concurso, títulos dos trabalhos, endereço, dados biográficos (no máximo dez linhas), telefone e e-mail.

Os cinco melhores poemas serão publicados sem qualquer ônus no livro “IX coletânea século XXI”, e cada um dos cinco autores premiados receberá três exemplares da obra.

Mais informações pelo telefone (24) 99979-3205

 

Hoje, sábado, 26, a partir das 15 horas, na Estação das Artes de Barra Mansa, no Centro, acontece a Feira Película, voltada para a fotografia no Sul Fluminense, sob a perspectiva do olhar feminino. Rafhaella Koeningan, Patrícia Stagi, Fernanda Líder, Clarisse Melo, Bruna Gonçalves e Rafaella Barbosa são as fotógrafas que estarão participando do evento, que terá ainda oficinas de fotografias, mescladas com venda de artesanato, comida vegana e cerveja artesanal, entre outras.

A entrada é a doação de material de limpeza, higiene e/ou 1 kg de alimento não perecível. Importante: Todos os itens arrecadados serão doados para o asilo da Vista Alegre, em Barra Mansa. O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, explica o apoio da prefeitura local. “Queremos fomentar que cada vez mais coletivos como esse realizem seus eventos em unidades culturais locais, e deem continuidade aos projetos. A Estação das Artes é um espaço destinado à cultura. Seja artes visuais (design, fotografia, artes plásticas, quadrinhos e grafite), arte eletrônica, objetos, instalações e artes populares”, pontua.

Fernanda Líder, idealizadora do projeto, defende o conhecimento. “O evento é para mostrar que existem mulheres potentes que produzem arte e são resistência. Expandir o saber e facilitar o conhecimento para todos é o que queremos com esse evento. Essa é a segunda edição, que ainda vai crescer e muito. Espero uma troca de ideia e aprendizado entre os amantes da fotografia, e que o evento motive tanto na produção quanto na coragem em fazer, expor e acreditar nos trabalhos fotográficos”, argumenta.

Feira Película

Data: 26 de janeiro, sábado – das 15 às 22 horas

Local: Estação das Artes Barra Mansa – Rua Orozimbo Ribeiro, s/n, Centro (Antiga Estação Ferroviária).

 

Park Sul ganha nova loja

A manhã de segunda, 21, foi de festa no Shopping Park Sul com a inauguração da Loja Caçula, uma das âncoras do empreendimento. A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, o vice-prefeito, Maycon Abrantes, o secretário de governo, Claro Mariano, representaram o Palácio 17 de Julho e deram as boas-vindas aos sócios-proprietários da empresa, Sebastião Castro, Marco Antônio e Eduardo Castro.

A Caçula ocupa um espaço de 1.700m2, e conta com mais de mil produtos dos segmentos de papelaria, informática, festas, desenho e pintura, artesanato, aviamentos, tecidos, material escolar, material de escritório, casa e decoração e um espaço para cursos e oficinas de artesanato. O investimento foi da ordem de R$ 3 milhões, com a geração de 200 empregos diretos e indiretos.

Conhecendo o chefe

Uma equipe da secretaria de Cultura de Volta Redonda esteve na sexta, 18, na sede da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ), para conhecer o novo secretário de Estado, Ruan Lira. Na oportunidade, foi realizada uma reunião de planejamento com o coordenador estadual do setor de Economia Criativa, Diogo Oliveira, para alinhavar todos os detalhes da Caravana Rio Criativo que será realizada em Volta Redonda, de 12 a 14 de fevereiro.

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, falou sobre integração com a nova equipe de Cultura do governo do Estado. “Com a construção das políticas culturais, principalmente no desenvolvimento do setor com a valorização dos artistas locais, promoção de eventos e geração de renda”, disse, conforme release aos jornais.  

O secretário estadual de Cultura, Ruan Lira, explicou como vai funcionar a caravana Rio Criativo. “A Caravana Rio Criativo é um dos principais projetos do Estado para inovação e desenvolvimento socioeconômico através da cultura, e em fevereiro o município de Volta Redonda irá sediar as atividades do projeto, em uma parceria entre a SECEC-RJ, a Secretaria de Cultura de Volta Redonda e a Fundação de Cultura de Barra Mansa”, contou, detalhando a programação.

No evento serão realizadas diversas ações de formação e qualificação para artistas e agentes culturais, com três dias de oficinas gratuitas, consultoria, ambientes de coworking, debates e palestras para o avanço de projetos culturais, empreendedorismo e ações que valorizam a cultura como um setor importantíssimo no crescimento econômico. “O encontro foi importante para restabelecer o relacionamento institucional com o governo eleito e conhecer as diretrizes políticas da nova gestão”, avaliou Samuca.

TRIBUNAL DE CONTAS

A Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, parceira da Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda, inicia o seu projeto itinerante em março e deve ofertar cerca de 20 cursos ao longo do ano. Todos, totalmente gratuitos para os servidores públicos de Volta Redonda.
O prefeito Samuca Silva afirma que todos esses eventos da Escola de Governo e Gestão de Volta Redonda têm um único objetivo. “Dotar a administração pública municipal de servidores capacitados e atualizados, por meio de um plano de capacitação permanente, elevando a qualidade e os níveis de eficiência, eficácia e efetividade dos serviços públicos municipais”.
Os interessados em participar dos cursos, oficinas e capacitações podem obter mais informações ou fazer as inscrições pelo telefone (24) 3339-9257 ou pelo e-mail egg@voltaredonda.rj.gov.br.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.