Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
0
Publicado em 26/11/18, às 08:34

Curtas 1125

Evento nerd

Cerca de seis mil pessoas circularam domingo, 18, pela ‘VRCon 2018’, uma conferência de cultura nerd que foi realizada em Volta Redonda, atraindo até a presença do prefeito Samuca Silva, um nerd por natureza. O evento, que está entre os 10 maiores do país, reuniu fãs de anime, quadrinhos e cinema. Com apoio da secretaria de Cultura, a conferência foi organizada pela Akai (Associação de Cultura Nerd) na sede do Centro Cultural da Fundação CSN, na Vila.

A abertura da exposição ‘80 anos do Superman’ foi prestigiada por Samuca Silva. “É um orgulho participar de boas ações como essa, que atraem jovens felizes de todos os cantos do país. Parabenizo os organizadores do evento e me coloco à disposição para que a ‘VRCon’ se torne o primeiro do país do segmento. Vamos continuar apoiando”, prometeu Samuca. “Eventos como esse ajudam a fomentar o turismo cultural em nossa cidade, que é um dos focos de minha gestão”, pontuou.

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, lembrou que o VRCon já faz parte do calendário de eventos culturais de Volta Redonda. “A cultura nerd tem público fiel e ainda há carência por eventos neste  tipo na região. Volta Redonda, como já determinou o prefeito Samuca, faz sua parte apoiando a VRCon e realizando, anualmente, o Anime Fest  Fun”, comparou.

Já o presidente da Akai, Maycon Fagundes, agradeceu o apoio da prefeitura e o espaço cedido pela Fundação CSN. “Queremos criar uma sala para que artistas locais mostrem seus trabalhos”, acentuou.

 

Artista de Resende

Ele é o autor de mais de 200 composições de vários gêneros musicais, já escreveu 95 livros, vendidos tanto no Brasil quanto na Austrália, Índia, França, Japão, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos. Estamos falando do resendense Raphael Bruno, que estrelou sua primeira peça aos 10 anos e desde então não parou mais. Mas foi na internet que ele se encontrou, contabilizando mais de 30 mil visualizações em apenas um ano. Quem quiser conferir um pouco mais sobre o trabalho do artista é só acessar seu canal no Youtube: http://bit.ly/2DTnEKZ

‘Semana do Povo Preto’

Aberta na terça, 20, a ‘II Semana do Povo Preto’, que está sendo realizada no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila, será encerrada amanhã, domingo, 25, com diversas atrações culturais e artísticas para celebrar o mês da Consciência Negra. Na programação, muita música, exposição, rodas de conversa, empoderamento estético, história, entre outras, além das manifestações da ancestralidade com os terreiros de Matriz Afro no 3º Festival de Curimba do Sul Fluminense, que também integra a programação. “É um momento de orgulho, esse evento não é só nosso, é da cidade inteira. A importância desse espaço para o nosso município é tão grande”, disse Sid Soares, coordenador do Memorial Zumbi. 

“É uma glória ver o evento cheio. É de grande importância ver o espaço sendo ocupado pela cultura negra dessa forma”, comentou Lidia Gomes, integrante do Coletivo Kekerê, que também ocupa a cadeira de Cultura Afro, no Conselho Municipal de Cultura. 

O prefeito Samuca Silva aproveitou para lembrar seu compromisso de sempre valorizar a cultura afro nas suas mais diversas manifestações artísticas e culturais. “É importante reconhecer as raízes da formação do povo brasileiro na sua diversidade. A secretaria de Cultura está trabalhando para que eventos como esse sejam cada vez melhores e mais diversificados culturalmente. Por exemplo, aqui no Memorial Zumbi recebemos, depois de anos, atividades”, afirmou.

 

 

Mais um feriado…

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou uma importante medida. Muito importante. A partir de agora, a quarta-feira de cinzas será feriado. Calma, gente, feriado bancário. A lei surgiu da cabeça dos petistas André Ceciliano e Gilberto Palmares. Nada contra os bancários, mas que é dose, isso é.

Veja a desculpa dos parlamentares do PT: “A quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão católico ocidental. Também é o primeiro dia depois do Carnaval, feriado esperado por muitos cidadãos fluminenses para viagens e folia. O objetivo da proposta é reduzir o trânsito nas estradas durante esta data e postergar o pagamento de faturas e contas vencidas na quarta-feira de Cinzas para beneficiar os cidadãos”, justificam. É, a volta para casa vai ficar bem mais fácil, não é mesmo?

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.