Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
0
Publicado em 13/08/18, às 08:55

Curtas 1110

► Termina amanhã, domingo, 12, a exposição dos trabalhos das artesãs do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, que está sendo realizada no Espaço Zélia Arbex. A ação faz parte do trabalho técnico e social da secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda.

 

De acordo com o titular da pasta, Marcus Vinícius, o Marcão, a exposição é uma forma de divulgar os produtos dessas artesãs para um público consumidor em potencial. “As artesãs fazem parte do projeto desenvolvido nos condomínios do ‘Minha Casa, Minha Vida’, Residenciais Roma II, Mato Dentro I e II, Ingá II, Três Poços e Candelária, que incluiu capacitação e orientação sobre empreendedorismo”, contou.

 

► O UniFOA recebeu na manhã de segunda, 6, a visita do professor Olímpio Castilho, do Instituto Politécnico do Porto, de Portugal, que aproveitou para conhecer as instalações do campus Olezio Galotti e o Núcleo de Internacionalização (Unex). A ideia é iniciar um convênio entre as duas instituições para proporcionar novas possibilidades de intercâmbio aos alunos. Recebido pelo vice-presidente da FOA, Eduardo Prado, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alden Neves, o professor Olímpio Castilho enxerga as opções de intercâmbio como ferramenta essencial para a formação acadêmica.

 

“Vivemos em um mundo mais global, os alunos estão em todos os cantos, assim como o conhecimento. Precisamos sair dos muros que nos cercam e contribuir para essa mobilidade. Sempre procurei fomentar a relação Brasil Portugal. Venho ao UniFOA com muita vontade de ajudar no processo de internacionalização”, destacou o ilustre visitante.  

 

O pró-reitor Alden Neves avaliou o encontro com otimismo e prevê uma nova e importante parceria. “O Instituto Politécnico do Porto já conta com 60 acordos de internacionalização firmados e grande expertise nessa área. O que será um facilitador para nós. Desejamos estreitar os laços e colher bons frutos em breve”, enfatizou.

 

► Augusto Wagner Padilha Martins é o novo diretor geral do terminal portuário Sepetiba Tecon. Ele substitui Jorge Mello, que estava no cargo desde 2016 e foi anunciado para assumir a Transnordestina. Tanto o Sepetiba Tecon quanto a Transnordestina são empresas do grupo CSN.

 

► O Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro promoverá o ‘Encontro Regional de Administradores’ no dia 17 de agosto, na sede da Câmara de Volta Redonda, com início previsto para as 18h30min. A entrada será franca.

Estão programados os seguintes temas para discussão: “Os desafios do Administrador no século XXI, com Wagner Huckleberry Siqueira, presidente do Conselho Federal de Administração; “Mercado de Trabalho da Mulher”, com participação de Yara Maria Guimarães Assis Rezina e Elizabeth da Silva Bastos, com a moderação de Marco Aurélio Lima de Sá

20-07-2018-carro-fgb-gabriel-borges-5-1200x675

 

► Recentemente, a Fundação Beatriz Gama recebeu a doação de um veículo zero quilômetro, com capacidade para sete passageiros, que foi doado pela rede Royal de Supermercados, graças a acordo da empresa com o Ministério Público do Trabalho. O carro está sendo usado no transporte de crianças e adolescentes assistidos pela instituição. “A empresa tinha um acordo com o Ministério Público do Trabalho e nós tínhamos algumas opções legais de como quitar e a empresa optou por reverter esse acordo na doação deste veículo para a FBG. Nós optamos pela Fundação, que desenvolve um trabalho bonito em nossa cidade”, destacou Karolina Chokyu, diretora de marketing do Royal. 

06.08.18.Medalista da Olímpiada de Matemática (12)

► Medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), o jovem voltarredondense Mateus Regasi Gomes Martins, 13, participou do Congresso Internacional de Matemáticos, realizado no Rio de Janeiro, ao lado de mais de 600 alunos das escolas públicas do Brasil. O aluno já está na segunda fase da 14ª edição da Obmep depois de ter acertado 17 questões das 20 elaboradas na primeira fase da competição.  “Conheci pessoas de diversos lugares do Brasil. E foi uma ótima oportunidade para conhecer também o congresso de matemática. A premiação também foi um evento legal. Acho que após essas conquistas eu consigo incentivar também meus amigos de sala”, acredita Mateus, na foto ao lado da mãe Roberta Regasi.

 

Reunião (I) – O prefeito Samuca Silva recebeu no Palácio 17 de Julho na manhã de quinta, 9, o subsecretário de Estado de Transporte, Delmo Manoel Pinho, e o assessor especial da Secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Wanderson Farias. Na pauta, a implantação de um trem turístico para ligar Volta Redonda a Vassouras; criar um entreposto de grãos para receber a produção do Centro Oeste a caminho do Porto de Itaguaí; a construção do aeroporto regional, que não sai do papel; e a implantação de uma linha de ônibus ligando a cidade do aço ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio.

 

Reunião (II) – Para Samuca, reuniões como essa impulsionam o desenvolvimento de Volta Redonda, avaliou, garantindo que a linha para o Aeroporto do Galeão já estaria praticamente projetada. “Basta seguir com o processo de operacionalização”, completou.

 

 

Bomba relógio

foto

A Usiminas, concorrente da CSN, registrou no início da tarde de ontem, sexta, 10, uma explosão no gasômetro da usina de Ipatinga (MG). Até o fechamento desta edição, não tinha notícias de vítimas fatais. A brigada de incêndio da empresa e o Corpo de Bombeiros da cidade foram chamados para conter as chamas. O gás foi cortado para evitar novas explosões. O gasômetro fica na área da Aciaria, onde ocorre a fundição do ferro para a produção de aço.

A explosão assustou trabalhadores e pôde ser ouvida até por moradores de bairros mais distantes. Houve tremor em toda a cidade e a usina precisou ser evacuada devido ao risco de novas explosões. Segundo a Usiminas, 25 operários foram levados a hospitais sem gravidade, mas equipes de segurança da siderúrgica fizeram varredura no local do acidente para confirmar se não houve mais vítimas. Por questões de segurança, a Polícia Militar local retirou os alunos das escolas próximas da usina.

A CSN, além de concorrente, também é dona da Usiminas. Ela detém 14,13% das ações ordinárias, com direito a voto, e mais 20,71% das preferenciais. 

Morte – Dois dias antes da explosão na Usiminas de Ipatinga, um funcionário de uma empreiteira morreu na fábrica, vítima de um acidente de trabalho. Luis Fernando Pereira, 38, prestava serviços de manutenção em um equipamento de despoeiramento na aciaria quando ocorreu o acidente. A Usiminas emitiu nota lamentando o ocorrido, mas não deu detalhes do que provocou o acidente.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.