Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Terça-Feira, 22 de Maio de 2018
0
Publicado em 30/04/18, às 08:47

Curtas 1095

Doação de enxoval

24- 04-2018-Doação Hospital Sâo João Batista- Evandro Freitas (13)

A coordenação da maternidade do Hospital São João Batista recebeu, em forma de agradecimento, a doação de diversos enxovais para bebês. A iniciativa partiu de um familiar de uma gestante atendida na unidade no último dia 27 de fevereiro. A auxiliar de Educação Infantil aposentada Vanda Brum, moradora do São Luiz, conta que sua sobrinha, de apenas 16 anos, teve o filho de parto normal e na oportunidade comentou sobre a qualidade do acolhimento e atenção recebidos durante o período de sua internação.

 

“Como voluntária no Hospital São João Batista, faço visitas às gestantes e mães de recém-nascidos internados na UTI Neo Natal, e percebo que algumas são muito carentes. E a forma que a minha família encontrou para agradecer o bom atendimento à minha sobrinha foi a doação de roupas para bebês”, disse Vanda.

 

De acordo com a diretora administrativa do HSJB, Elizangela Aparecida da Silva Delaffitte Alves, a doação para as pacientes é direcionada pela equipe de assistentes sociais da unidade. “Durante o atendimento, esses profissionais identificam a situação sóciocultural e econômica das famílias e identificam se têm necessidade de receber as roupinhas”, explicou.

 

Amanda da Silva Pereira e Warley Cristian, pais de Elloah, de onze dias, também estavam satisfeitos com o atendimento no Hospital São João Batista. “Fiz uma cesariana e como a bebê era prematura, precisou ficar esse tempo na UTI Neo para ganhar peso”, contou Amanda, que na sexta passada deixou o hospital e, enquanto esperava pela alta médica, viu as roupinhas doadas. “É bom ajudar a quem precisa. A iniciativa da Vanda me fez pensar que também posso doar o enxoval da Elloah quando ela crescer”, disse.

 

O prefeito Samuca Silva acredita que as manifestações positivas sobre o atendimento no São João Batista confirmam a importância da Humanização Hospitalar. “A prioridade desse trabalho é focar no conforto do paciente, oferecendo um bom atendimento e a solução dos seus problemas da melhor maneira possível”, falou, ressaltando que a comunicação com o paciente deve ser eficiente e a troca de informações precisa.

 

LED nas escolas

Há muito tempo que Volta Redonda dá exemplo para o Brasil: foi assim com a criação da CSN, do Bloco da Vida, da primeira escola pública de Hipismo do país e agora, a cidade do aço será a primeira no Brasil a ter 100% de lâmpadas LED iluminando as salas de todas as escolas da rede municipal de ensino.

 

É que desde terça, 24, começou a segunda fase do projeto ‘Escola Eficiente, Eu Curto!’, uma parceria entre a prefeitura de Volta Redonda e a Light. Nesta etapa, 48 escolas terão todas as lâmpadas trocadas por lâmpadas de LED, mais econômicas e duráveis. Na primeira fase, realizada no ano passado, 42 escolas receberam as novas lâmpadas, o que gerou uma economia de R$ 500 mil aos cofres públicos. Ao todo, mais de 11 mil lâmpadas serão substituídas.    

 

A secretária de Educação, Rita Andrade, afirmou que a troca deve durar cerca de três meses. Além disso, Rita pontuou que o projeto mostra aos alunos a importância da economia de energia elétrica. “Volta Redonda será a primeira a ter todas as escolas com esse tipo de energia, o que vai gerar uma grande economia. Além de incentivar e orientar os alunos sobre a importância na redução dos gastos de energia” pontuou.

 

O prefeito Samuca Silva afirmou que o projeto gera um reflexo positivo na cidade. “Toda essa ação gera uma economia, promovendo o uso eficiente da energia”, enfatizou. As lâmpadas que forem substituídas serão devidamente descartadas, através de um processo que não prejudique o meio ambiente.

 

Dia do Trabalhador

A prefeitura de Volta Redonda está preparando uma grande festa para comemorar o Dia do Trabalhador, na terça, 1º de Maio. A festa será no Estádio Raulino de Oliveira, das 8 às 18 horas e a expectativa é reunir um grande público, com atrações para todas as faixas etárias. No local também haverá uma praça de alimentação, shows e torneios esportivos.

 

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, informou que a pasta está preparando atrações musicais. “A Fundação CSN, através do programa Garoto Cidadão, fará a apresentação do espetáculo ‘Na Batida do Tamborzão’. Será um evento que vai agradar toda família”, crê.  

 

A festa do ‘Dia do Trabalhador’ será aberta ao público e terá sorteio de brindes a cada hora. Entre os brindes, cartões de passagem com crédito de R$ 100,00. Já a Praça de Alimentação contará com food trucks e carrinhos de pipoca, cachorro-quente, churrasquinho, entre outros.

 

O prefeito Samuca Silva lembra que o seu objetivo é realizar uma grande festa no Dia do Trabalhador. “Teremos programação durante todo o dia, para celebrar essa data especial. Será uma festa para toda a família, com atrações para adultos e crianças. Haverá serviços de saúde, além de torneios de futebol, queimada, tênis de mesa e aulas da dança”, comentou.

 

Start Up Weekend

Volta Redonda irá sediar, entre os dias 4 e 6 de maio, o Startup Weekend, um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo, com edições em mais de mil cidades de diversos países, e a criação de cerca de 8 mil empresas ao longo de todas as edições. É a terceira vez que o Sul Fluminense recebe o evento, que nesta edição terá como tema a Saúde. As atividades serão realizadas na sede da Unimed, na Rua 33.

 

O objetivo principal do Start Up Weekend é transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e com possibilidades de receber investimentos. Os participantes apresentam ideias de negócios e equipes são formadas para desenvolver, com auxílio de mentores, os melhores projetos ao longo do fim de semana. No final, protótipos desses projetos são apresentados e avaliados por uma banca de jurados, especialistas em inovação e tecnologia.

 

Com o tema Saúde, a expectativa da organização do evento é receber, além dos profissionais da área, desenvolvedores, designers, profissionais de marketing, e empreendedores. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento: bitly.com/oficialswsfh.

 

Luiz Paulo Tostes Coimbra, presidente da Unimed Volta Redonda, destacou a oportunidade de a empresa sediar o evento: “Sediando o Startup Weekend potencializaremos o talento das pessoas da nossa região e contribuiremos na construção de um futuro próspero e sólido para o mercado de Saúde”, avaliou.

 

Piloto Cidadão

24-04-2018- Piloto Cidadão- Fotos Evandro Freitas.. (7)

Terça, 24, foi um dia especial para cerca de 20 crianças atendidas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros Caieiras e Dom Bosco. É que eles participaram da aula inaugural do projeto Piloto Cidadão, um curso gratuito, onde os alunos têm três semanas de aulas práticas e teóricas até a formação. As estudantes Julia Honorato Alves, 10 anos, da 5ª série da Escola Municipal Lund Fernandes Villela, e Maria Eduarda Magalhães, 8 anos, da Escola  John Kennedy, estavam animadas com  o que vão aprender, principalmente conduzindo o Kart no Kartódromo da cidade do aço. “Eu não vejo a hora de começar as aulas práticas de direção. Vou gostar muito de aprender”, resumiu Maria Eduarda.

 

A coordenadora do Piloto Cidadão, Danielle Bonfim, informou que os alunos do projeto terão seis aulas teóricas e seis aulas práticas até se formarem. “Eles terão aulas com os representantes da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros, além de noções de mecânica do Kart”, explicou.

 

 

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.