Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Sexta-Feira, 22 de Junho de 2018
0
Publicado em 16/04/18, às 08:50

Curtas 1093

13.04.18.Posse SMAC (33)

Marcão assume lugar de Maycon na Smac 

O nome do novo secretário de Ação Comunitária da prefeitura de Volta Redonda pode surpreender muita gente. Trata-se de Marcus Vinícius Convençal, o popular Marcão, na foto ao lado do vice-prefeito Maycon Abrantes, que deixou a pasta para sair como pré-candidato a deputado federal pelo SD. “Foi um posicionamento estratégico e uma decisão colegiada com a equipe técnica da secretaria da Ação Comunitária. Maycon Abrantes fez um excelente trabalho e Marcus Vinicius dará continuidade”, aposta o prefeito Samuca Silva.

 

O que pouca gente sabe é que Marcão não era o nome da preferência de Maycon. Por ele, seu chefe de gabinete (que aparece na foto ao lado de Samuca), o jovem Rodolfo Levenhagen, que foi candidato a vereador nas eleições passadas, assumiria a Smac, que como secretaria é uma das mais importantes, em termos políticos, por ser responsável por 35 Cras (Centro de Referência de Assistência Social), com o envolvimento direto com cerca de 10 mil famílias de Volta Redonda.  “O Marcão foi escolhido pelo próprio prefeito”, dispara uma fonte. 

 

Ciente ou não da polêmica em torno da sua escolha, Marcão garantiu que continuará os trabalhos realizados por Maycon. “Quero agradecer o voto de confiança do prefeito Samuca Silva e do Maycon Abrantes. E quero deixar claro que ninguém constrói nada sozinho. Vou precisar da ajuda da equipe técnica da secretaria. Vamos crescer e avançar juntos”, afirmou Marcus Vinícius, o Marcão.

Guarda Cidada (1)

Guarda Cidadã

O Guarda Cidadã, projeto social desenvolvido pela Guarda Municipal de Volta Redonda, esteve ontem, sexta, 13, na Água Limpa procurando estreitar o relacionamento dos GMs com a comunidade. Levou a tiracolo viaturas da Unidade da Guarda Comunitária, caminhão de poda de árvores, caminhão guincho para a remoção de veículos abandonados nas ruas, e ainda esclareceu dúvidas dos motoristas sobre o Código Brasileiro de Trânsito, além de anotar várias demandas dos moradores para as diferentes secretarias do governo Samuca. 

 

De acordo com Samuca, o objetivo é realmente estreitar o relacionamento da GM com a população. “O projeto Guarda Cidadã é um projeto social que implantamos, onde a finalidade é de aproximar mais a Guarda Municipal da população para solucionar, com maior agilidade, problemas na cidade. Nosso objetivo é que a Guarda Cidadã realize esses seviços em todas as comunidades de Volta Redonda”, frisou Samuca.

 

O comandante da GM, Paulo Henrique Dalboni, lembra que além de ajudar na segurança pública nas escolas, nas ruas, e organização do trânsito no dia a dia, a Guarda procura melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “O trabalho da Guarda vai muito além da segurança pública. Realizamos diversos serviços como poda de árvores, orientação sobre legislação de trânsito, além de remover os veículos abandonados sem condições de uso em vias públicas. Esses veículos, além da poluição visual, acumulam água e insetos”, pontuou.

 

A coordenadora do projeto, a guarda Priscila Monteiro, disse que todo cidadão ou cidadã pode apresentar as demandas mais urgentes do bairro, comparecendo à tenda da GM: “O nome da pessoa não será divulgado, nós anotamos para um cadastro interno, para depois dar o retorno do atendimento a quem fez a solicitação”, explicou, lembrando que a ação nos bairros é realizada através de uma parceria com a Associação de Moradores que divulga a data e local em os serviços estarão no bairro.

 

 “Nós já atendemos a cinco comunidades, e já recebemos pedidos de pintura de faixas de pedestres, sinalização de cruzamentos, iluminação de praça, entre outros. Todos os pedidos são encaminhados por documentos às secretarias responsáveis, que analisam cada reivindicação. Os serviços imediatos da GM são realizados pela força tarefa. Este é o objetivo da Guarda Cidadã, a proximidade com os cidadãos, realizando um trabalho com todos os setores da prefeitura”, justificou a GM Monteiro.

 

O projeto Guarda Cidadão funcionará todas as quartas-feiras, na parte da manhã. As associações interessadas devem fazer contato com a GM para a definição das datas e locais nos bairros.

13.04.18.Equipe SAAE-VR (10)

Os aprovados do Saae 

A manhã de ontem, sexta, 13, foi de felicidade para um pequeno grupo de voltarredondenses. É que eles foram apresentados ao prefeito Samuca Silva e ao presidente do Saae-VR, José Geraldo, o Zeca, com quem vão trabalhar a partir de segunda, 16. Todos eles foram aprovados em recente concurso promovido pela autarquia.

 

Ontem mesmo eles passaram por um processo de integração, que incluiu uma visita às instalações do Saae no Bela Vista, à ETA do Belmonte, e à ETE Gil Portugal, na Vila. “Esses novos contratados chegam para reforçar o quadro de funcionários. São funções estratégicas e que serão de grande apoio aos projetos que estamos desenvolvendo em Volta Redonda. Todos são bem-vindos”, disse Zeca, informando que nos próximos dias, outros 15 funcionários serão chamados. 

 

Dia Mundial da Voz

Os brasileiros têm tido cada vez mais problemas com a voz. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é o segundo no mundo a possuir casos de câncer na laringe. Dos 15 mil existentes, oito mil são fatais, apesar de as chances de cura superarem 90%, desde que o câncer de laringe seja detectado precocemente.

 

Atentos ao índice e à realidade do Brasil, os alunos do curso de Medicina do UniFOA, da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia, farão um evento para avaliar e conscientizar a população sobre os cuidados da voz.

 

A triagem gratuita será feita na próxima segunda, 16, das 9 às 16 horas, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) localizada no campus Olezio Galotti, em Três Poços, e será aberta ao público. De acordo com a acadêmica Bárbara Garbois, a campanha vai tentar alcançar pessoas que já tenham alguma queixa relacionada à voz como, por exemplo, alterações no timbre, tosse frequente, pigarro ou rouquidão. “Pessoas que exigem mais da voz para trabalhar, como os professores e cantores, precisam de orientação frequente quanto à preservação”, salienta.

11-04-2018 - fisioterapia agua limpa - gabriel borges 19

Serviço de fisioterapia

Na quarta, 11, o prefeito Samuca Silva entregou à população a Unidade Descentralizada de Fisioterapia, localizada na Água Limpa. O espaço fica à Rua Felipe dos Santos, nº 340, e vai atender aos moradores do bairro, além de beneficiar a população do Jardim Amália I e II, Jardim Normândia, Vila Rica/Três Poços, Caieiras, Cailândia e Brasilândia. A unidade passou a funcionar com dois fisioterapeutas e uma equipe administrativa que vão atender cerca de 80 pacientes, sendo que cada poderá fazer duas sessões por semana, das 7 às 17 horas, de segunda a sexta.

 

 O coordenador do Serviço Municipal de Fisioterapia, Vladimir Lopes de Souza, explicou que a avaliação dos pacientes continuará centralizada no Centro de Reabilitação Física de Volta Redonda (Cemurf). E que os pacientes serão encaminhados por médicos especialistas que atuam na Policlínica da Cidadania – ortopedistas, neurologistas, urologistas ou cardiologistas –, ou pelo Hospital São João Batista, para recuperação pós-operatória. “Somente após avaliação da nossa equipe de fisioterapeutas o paciente começará o seu tratamento”, disse Vladimir.  

 

De acordo com o secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, o espaço da nova unidade de fisioterapia, que fica em frente à UBSF da Água Limpa, já pertencia à secretaria. “Adaptamos o local para o serviço descentralizado de fisioterapia e vamos facilitar o acesso dos moradores da Água Limpa e bairros vizinhos ao tratamento”, disse, lembrando que o município ainda oferece serviço de fisioterapia em nove unidades de saúde da Atenção Básica.  

 

No evento, Samuca garantiu que esse é o primeiro serviço descentralizado dos vários que ainda vão acontecer. “Temos que levar o serviço público para perto da população. A descentralização não será apenas na área de saúde, mas também de outras secretarias como Smel e Smac”, justificou.

Apresentação1-2-1200x675

Visita ilustre

O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, Ubirajara Vaz, e a vice-presidente, Clara Sabença, receberam na semana passada a visita da vereadora Jane Veiga, de Angra dos Reis. Ela queria conhecer a entidade e gostou do que viu: “Eu ouvi falar muito bem da AAP-VR e, ao chegar aqui, vi que ela é muito mais do que eu ouvi. Então, fazendo essa visita, eu pretendo levar para Angra um pouco da sabedoria de como são desenvolvidos os serviços e também as instalações para alguns futuros projetos de Lei”, justificou.

 

Ubirajara aproveitou para falar sobre o funcionamento da Instituição de Longa Permanência (antigo Asilo Dom Bosco), apresentou a sede campestre Carombert Rocha Faria, além do Centro de Prevenção à Saúde do Idoso (CPSI). E fez questão de mostrar o número atual de associados em dia e também a quantidade de associados que estão voltando a fazer parte da família AAP-VR. Por fim, eles marcaram uma visita à Sede Campestre, em Pinheiral, e ao Centro de Prevenção à Saúde do Idoso (CPSI).

 

Vestibular Cederj  

O Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) estará recebendo, até o dia 10 de maio, as inscrições para o vestibular 2018.2, que vai disponibilizar 7.409 vagas para 16 cursos de graduação à distância em universidades públicas para início no segundo semestre.  

 

A partir desta edição, o consórcio terá o curso de Ciências Contábeis. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.cederj.edu.br/vestibular e, ao final do preenchimento, imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 88 (caro, não é?, grifo nosso).

 

Para quem pretende usar a nota do Enem de 2017, na modalidade ampla concorrência, serão destinadas 30% das vagas ofertadas. “O vestibular do Cederj tem função social, pois abre oportunidade para a qualificação. O fato de ser semipresencial permite flexibilidade de horário e soluciona a questão do deslocamento para quem vive no interior”, disse o presidente do Cederj, Carlos Bielschowsky.

 

As vagas estão distribuídas nos cursos de bacharelado em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção; tecnólogos em Gestão de Turismo, Segurança Pública e Sistemas de Computação; e licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo. Detalhe: as provas serão aplicadas em 9 de junho e as aulas vão começar em 21 de julho. 

 

Encontro de Cicloturismo

A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, em parceria com a Associação de Ciclistas, Caminhada e Mobilidade Sustentável do Sul Fluminense (Aciclica), promove neste final de semana, dias 14 e 15, das 8 às 17 horas, o Encontro Sul Fluminense de Cicloturismo, com palestras, mesa redonda e passeio ciclístico. As inscrições gratuitas e limitadas estão abertas pelo link https://www.even3.com.br/EncosulCicloturismo.

 

O público alvo são estudantes de turismo, educação física, engenharia ambiental e praticantes do ciclismo e cicloturismo da cidade do aço. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães, destaca a importância do projeto e anuncia a criação de ciclofaixas (mais uma vez, grifo nosso). “A bicicleta é um transporte do passado, mas que olha para o futuro e Volta Redonda está atenta para isso. Nós queremos incentivar essa prática dentro da cidade, com a criação de ciclofaixas, e no entorno, que possui uma infinidade de destinos e atrativos, que são estímulos para os praticantes. O uso de bicicletas é saúde e economia para os praticantes, mobilidade e menos poluição nas cidades”, comparou Joselito.

 

O prefeito Samuca vai além. “O objetivo da parceria é fomentar o cicloturismo em Volta Redonda e no Sul Fluminense, fortalecendo a integração entre os praticantes de ciclismo, o meio acadêmico, o poder público e as empresas de turismo para multiplicação dos eventos esportivos em benefício da saúde, do lazer, da mobilidade e do desenvolvimento do turismo na região”. 

Veja a programação:

Sábado – 14

Local: Sede do IFRJ no bairro Nossa Senhora das Graças – em frente ao Raulino de Oliveira 

9 horas – Abertura

9h30min – Palestra de Luiz Saldanha – tema: ‘Cicloturismo como ferramenta de desenvolvimento sustentável’.

 

10 às 10h50min – Painel sobre Rotas de Cicloturismo, Rota Charles Darwin e Volta das Transições. 

10h50min às 11h40min – Palestra da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) – tema: “Brasil, um país de oportunidades”.

13 às 15 horas – Palestra com Antonio Olinto – tema “Cicloviagem pelo mundo”.

15 às 17 horas – Mesa Redonda sobre “Políticas públicas voltadas para o cicloturismo”.

 

Domingo – 15

9 horas – Passeio ciclístico saindo da Praça Sávio Gama em direção à Praça Brasil, e retorno para a Praça da Prefeitura, no Aterrado.

 

 

Curso de Desenvolvimento Humano

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda abriu as inscrições para o Curso de Desenvolvimento Humano, que teve boa procura no ano de 2017. As aulas serão realizadas sempre às quartas-feiras na sede da secretaria no bairro Nossa Senhora das Graças. Ao todo são dez encontros e 30 vagas disponíveis para mulheres que queiram participar do curso.

 

Segundo a titular da pasta, Dayse Penna, o curso é voltado para ajudar a mulher a se descobrir. “As palestras são ligadas ao desenvolvimento da mulher e diversas áreas. No ano passado a procura pelo curso surpreendeu, e muitas alunas conseguiram mudar seus posicionamentos sobre elas mesmas”, disse. 

 

Os interessados devem entrar em contato com a SMIDH pelo telefone: 33399215 ou ir até a sede da secretaria, à Rua Antônio Barreiros, 232, 2º andar, bairro Nossa Senhora das Graças.  

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.