Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018
0

Social

A abertura oficial da programação de Natal de Volta Redonda, na noite de sexta, 30, contou com a presença do Papai Noel, que recebeu das mãos do prefeito Samuca Silva as chaves para comandar a alegria na cidade do aço pelo menos até o próximo dia 25 de dezembro. Não é à toa que o tema deste ano é “Por um Mundo Melhor”. 

A cerimônia contou com a presença, além de Samuca e do Papai Noel, de centenas de famílias e de crianças e adolescentes da Fundação Beatriz Gama.

A decoração da Praça Brasil, na Vila, surpreendeu aos visitantes apresentando um túnel de microlâmpadas, estrelas tridimensionais, soldados de chumbo, Papai Noel gigante, árvore de Natal e ainda jogos de luzes desejando Feliz Natal.

Em sua fala, Samuca lembrou que essa época do ano é o momento em que as pessoas ficam mais sensíveis. “Nós da prefeitura, trabalhamos pela população, procurando sempre o melhor para a cidade, com muito carinho e respeito. Nada melhor como o Natal para lembrar esses avanços. Afirmo aqui que no próximo ano, estaremos focados ainda mais na saúde das pessoas, incentivar ainda mais a geração de empregos, sem esquecer o lazer e a cultura para a as pessoas.”, destacou.

A melhor época do ano chegou e o Sider Shopping preparou mais uma vez a Parada de Natal, uma festa cheia de emoção, magia e alegria. O evento será amanhã, domingo, 9, com concentração no Piso S marcada para as 16 horas, de onde Papai Noel & Cia vão sair cercados por crianças e adultos de todas as idades. A decoração deste ano, para comemorar a data, foi inspirada na alegria do circo. A garotada, após participar da Parada de Natal, poderá tirar fotos, abraçar e entregar as cartinhas para o Papai Noel. O evento é totalmente gratuito e quem não puder ir poderá visitar o shopping durante todos os dias para tirar fotos com Papai Noel das 15 às 22 horas, com intervalo de 18 às 19 horas. 

Fora do Sider Shopping, a opção é assistir aos concertos e às apresentações do ‘Volta Redonda Cidade da Música’, iniciadas no último final de semana. O projeto é da secretaria de Cultura e vai até o dia 21, com a apresentação natalina da Banda de Concerto e Coro Infanto-Juvenil, na Praça Brasil.

Confira a programação:

Dia 8 (Sábado) – Recital de Câmara – Sopros e Percussão, às 17 horas, na sede do Projeto “Volta Redonda Cidade da Música”

Dia 10 (Segunda) – Natal nas Igrejas – Orquestra de Cordas de Volta Redonda, às 19h30min, na Igreja São Paulo Apóstolo – Siderópolis – Regência: Sarah Higino

Dia 12 (Quarta) – Concerto Natalino – Banda de Concerto e Coro Infanto-Juvenil, às 19h30min, na Igreja São Sebastião – Retiro – Regência: José Sérgio Tôrres da Rocha

Dia 14 (Sexta) – Natal nas Igrejas – Orquestra de Cordas de Volta Redonda, às 19h30min, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes – Minerlândia – Regência: Sarah Higino

 Dia 15 (Sábado) – Concerto Natalino – Cine 9 de Abril, às 19h30min

 Dia 19 (Quarta) – Natal nas Igrejas – Orquestra de Cordas de Volta Redonda, às 19h30min, na Igreja São Sebastião – Retiro – Regência: Sarah Higino

 Dia 21 (Sexta) – Apresentação Natalina na Praça Brasil – Banda de Concerto e Coro Infanto-Juvenil, às 19 horas, Vila Santa Cecília – Regência: José Sérgio Tôrres da Rocha

 

O projeto ‘Mamys Empreendedoras’ promove hoje, sábado, 8, a partir das 11 horas, na Pet do Clube dos Funcionários, o seu Natal Solidário. O acesso é exclusivo para associados do clube, mas os ‘não sócios’ poderão retirar os seus convites, gratuitos, com uma das 40 expositoras, patrocinadoras ou parceiras do evento.

De acordo com Wanessa Ferraz, idealizadora do projeto, o objetivo é aproximar as mulheres e fazer com que elas busquem mecanismos para se aprimorarem e também que possam encontrar outras habilidades para se sentirem empoderadas.

“Estamos muito entusiasmadas para inspirar mulheres a empreender, acredito que elas precisam se unir e mostrar o melhor de si, pois todas têm seu potencial a explorar. O grupo e o evento vieram para agregar e também para que façam do seu stand uma oportunidade de negócios”, disse, ressaltando que todos também podem doar brinquedos para a ação social “Faça Uma Criança Sorrir”, que serão repassados para a Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda.

Final de Games

A grande final do primeiro Campeonato de Games das Escolas Municipais de Volta Redonda, realizado no teatro do Colégio Getúlio Vargas, atraiu um bom público e, além dos jogos, houve um desfile de Cosplay. O campeão do jogo Fifa 2019 foi o aluno Victor Abreu, da Escola Municipal Waldir de Carvalho. Já no jogo ‘Just Dance’, o vencedor foi o aluno Kelven Dourado, da Escola Municipal Maria Rosa. 

Para o Coordenador da Juventude, Luciano Campos, o torneio de Games busca a promoção de políticas públicas de diálogo, baseadas não somente na política, mas também no diálogo. “Neste evento, a Coordenadoria encerrará o ano de 2018 com mais uma atividade concluída de eixo documental da última Conferência Municipal de Juventude”, afirmou.

Os três primeiros colocados ganharam, além do troféu de campeão, uma vaga no time de e-games de Volta Redonda. O campeão do ‘Just Dance’, Kelven Dourado, estava entusiasmado com a experiência. “Eu acho a ideia muito boa, pois quando acontecem esses projetos, dá uma movimentada nos alunos, que acabam se destacando muito mais. E, além de tudo isso, é bom para nossa saúde, pois distrai um pouco”, afirmou.

O prefeito Samuca Silva aproveitou para dizer que o incentivo ao esporte digital vai atrair novos adeptos. “Nosso intuito é de estimular os jovens a se envolverem nesses projetos e conhecer os talentos especiais que muitos podem apresentar em um momento de diversão. Além disso, estamos propondo alternativas sociais para que nossos jovens se desenvolvam longe de outros caminhos prejudiciais para a sociedade”, concluiu.

O campeonato contou com a participação de 27 finalistas de 14 escolas envolvidas diretamente na competição. Veja os resultados:

FIFA 2019

1º Victor da Silva Abreu – Escola Municipal Waldir de Carvalho

2ºJoão Otávio Oliveira Cortes – Escola Municipal Professor João Paulo Pio

3º Fransoah Victor Martins Ribeiro – Escola Municipal Tocantins

Just Dance

1º – Kelven Oliveira Dourado – Escola Municipal Maria Rosa

2º Ana Luiza Marques Soares – Escola Municipal Professor João Paulo Pio

3º – Camilly da Silva Soché – Escola Municipal Tocantins

Líderes de torcida

O final de semana – hoje, sábado, 8, e amanhã, domingo, 9  – será marcado em Volta Redonda pela presença de cerca de 1100 atletas que vão disputar, na Ilha São João, a primeira edição do ‘Campeonato Internacional de Cheerleading’. As animadoras de torcida, comuns nos EUA, foram inscritas para a competição, que é dividida entre as categorias Universitária e All Star, com níveis iniciante, intermediário e avançado.

Mais de 50 equipes farão suas apresentações nos dois dias, entre elas três equipes chilenas. O idealizador e organizador do evento Cauê Souza diz que o objetivo é dar visibilidade para um esporte que, segundo ele, vem crescendo no Brasil. “Queremos estimular os atletas a participarem cada vez mais. Proporcionaremos para eles uma experiência única de padrão internacional”, disse.

Para o prefeito Samuca Silva, o evento vai atrair muitos turistas e será bom para o desenvolvimento econômico do município. “Com esse evento muitas pessoas vão conhecer a cidade, fazendo a economia local girar. Apoiamos esse evento, pois é uma atração para toda a família, com muita animação e diversão”, afirmou. Detalhe: a entrada será de 1 kg de alimento não perecível, e o que for arrecadado será doado para alguma instituição de Volta Redonda.

 

‘Quintais Produtivos

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa promoveu na quarta, 5, o primeiro plantio do projeto ‘Quintais Produtivos e Agricultura Urbana’, na Avenida dos Ipês, no bairro Santa Maria II. A ideia é transformar espaços ociosos em grandes hortas frutíferas, com plantas medicinais e temperos. Para ajudar na plantação e incentivar crianças e jovens a manterem essa prática, os alunos do Colégio Municipal Dr. Elvino Alves Ferreira foram convidados para participar da ação. Ao todo foram plantadas cerca de 120 mudas entre pitangas, goiaba, ora-pro-nóbis, castanha do maranhão, maracujá, diversos temperos e flores.

O secretário de Meio Ambiente, Roberto Beleza, garantiu que o projeto será estendido a outros locais. “Já estamos reservando um espaço na Vila Nova e na Região Leste para a implantação desse projeto”, disse, lembrando da importância de envolver as crianças no plantio das mudas. “O objetivo é despertar o interesse das crianças e dos jovens através do contato com a natureza, para que eles continuem com o desejo de desenvolver projetos que garanta uma melhor qualidade de vida e um meio ambiente mais sustentável”, completou.