Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Segunda-Feira, 9 de Dezembro de 2019
0
Publicado em 08/07/19, às 08:45

Bons vizinhos

Os prefeitos Samuca Silva, de Volta Redonda, e Ednardo Barbosa, de Pinheiral, participaram na manhã de quinta, 4, do lançamento oficial do Reserva do Valle, condomínio que está sendo criado em uma área entre os dois municípios. As obras já começaram, e todos os 700 lotes colocados à venda (primeira fase) já teriam sido vendidos, a um preço médio de R$ 110 mil, de acordo com os responsáveis. Na  segunda fase, outros mil lotes já serão colocados à venda (a partir de 2020) e contam  com cerca de 250 interessados.

 

Todos os lotes vendidos na primeira fase ficam em território de Pinheiral, onde, na verdade, o condomínio está registrado. Mas como há uma entrada/saída para o empreendimento em área próxima à Rodovia dos Metalúrgicos, em uma jogada de marketing fica a impressão que o ‘novo bairro’ seria ligado à cidade do aço, e não à pequena cidade de Pinheiral. Para poder vender a ideia de pertencer a Volta Redonda, o Reserva do Vale cedeu uma área de 1 milhão de metros quadrados para o Palácio 17 de Julho. Prometeram ainda construir um Parque com pistas de caminhadas, aparelhos de ginástica ao ar livre, entre outras.

 

A doação da área para a prefeitura de Volta Redonda, que terá que, a partir da entrega do parque, passar a mantê-lo pelo resto da vida, para o prefeito Samuca demonstra que os empreendedores “não só ganham dinheiro aqui e vão embora, mas deixam um legado”. Ele também destaca a parceria com Pinheiral. “Aqui é uma prova de municípios unidos em prol do desenvolvimento, respeitando obviamente o meio ambiente. O empreendimento é em uma área limítrofe entre Volta Redonda e Pinheiral e nós pedimos que deixassem um legado, com esse parque, que vai ser entregue todo pronto e vai beneficiar não só a comunidade de Volta Redonda, mas toda a região”, avaliou, ressaltando que a instalação do parque não terá custos para o município. Só depois que for entregue, é claro.

 

Samuca garantiu que, contratualmente, o prazo para que o parque seja entregue à prefeitura será em 2022, mas pode ser antecipado. “Existem etapas para 2020, 2021 e 2022, e os empreendedores afirmam que eles podem ser antecipados. De uma coisa é certa: já em 2020 teremos alguma parte entregue”, pontuou.       

 

Ednardo Barbosa, prefeito de Pinheiral, também estava todo feliz com o lançamento do Reserva do Vale. Não deve estar nem aí para o marketing induzir a todos que o condomínio fica em Volta Redonda. A felicidade do alcaide tem razão. É que as taxas de IPTU e ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) serão pagas para os cofres do seu município, onde o condomínio é registrado. “Ganha Pinheiral e ganha Volta Redonda, pois parte deste investimento está dentro do território de Pinheiral e outra parte em Volta Redonda. Agradeço ao prefeito Samuca, que tem sido muito parceiro do município de Pinheiral, em todos os sentidos. Se não andássemos de mãos dadas, esse empreendimento não estaria com o sucesso que está”, crê Ednardo.

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.