Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2018
0
Publicado em 26/11/18, às 10:16

‘Black Power’

Pode ser redundante e clichê mas é bom lembrar que cada pessoa é única, e que possui características físicas influenciadas pela herança genética. É ela quem determina a cor dos olhos, a altura, o tom da pele e, inclusive, o tipo do cabelo. Pode ser Black Power ou não.

 

Para que as madeixas, principalmente das mulheres, continuem saudáveis e lindas, é bom que as pessoas tomem cuidados diários, especialmente as que têm cabelos afros, por apresentarem algumas particularidades. O cabelo crespo negróide, como também é conhecido, apresenta, por exemplo, um ressecamento natural, maior que os demais tipos.

 

Isso acontece porque a oleosidade presente na raiz do cabelo tem dificuldade em chegar até a ponta do fio, devido ao seu formato. Sua haste tem forma de espiral, é achatada, semelhante a uma fita, com partes finas e outras mais espessas, além de possuir uma menor camada de cutículas. Tudo isso torna o fio mais frágil, ressecado e propenso a quebras.

 

Quando falamos em manter cuidados diários com o cabelo afro, o ponto chave passa pela hidratação capilar! Um cabelo bem hidratado é mais bonito, maleável e fica fácil de pentear. A hidratação pode ser feita com cremes de tratamento, leave-in e óleos, usando sempre produtos de boa qualidade. E, principalmente, deve-se evitar as ‘famosas’ receitas caseiras. Para pentear, vale a pena usar pentes com dentes largos e dar preferência aos de madeira, pois diminui o frizz e a quebra do fio. 

 

Lavar os cabelos na medida certa também é importante para não deixar acumular resíduos e sujeiras. Ao lavar, deve-se usar xampu específico para o tipo de cabelo e tentar concentrar o produto somente na raiz. Ao enxaguar o couro cabeludo para retirar o xampu, a espuma limpará os fios à medida que for escorrendo pelo cabelo. 

Ah, não importa se seu cabelo é crespo, liso, cacheado, curto, trançado ou Black Power: fios saudáveis sempre deixam o cabelo mais bonito!

Dr. André Bahia é médico com pós-graduação em Dermatologia e Tricologia Médica, CRM 52.87713-1. Atende no Hospital das Clínicas (24) 2102-0088 / Centro de Saúde Renascer (24) 3343-2150 / Rio Medical Center (24) 2108-0030. Instagram @drandrebahia

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.