Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
0
Publicado em 05/03/18, às 08:15

‘Batendo continência!’

26-02-18- Reunião conselho de Segurança- Paulo Dimas (5)

Como que em resposta ao aQui, que chegou a mostrar que as autoridades do sul do estado estariam meio que perdidas como cegos em tiroteio, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable – também presidente do Cisegci (Consórcio Intermunicipal de Segurança  com Cidadania do Médio Vale Paraíba Fluminense (que nome pomposo, não é mesmo?) – e o de Volta Redonda, Samuca Silva, se reuniram na manhã de segunda, 26.

 

Os dois e vários prefeitos de cidades vizinhas debateram as estratégias que serão levadas ao general Walter Souza Braga Netto, a quem pediram uma reunião para os próximos dias. O recado será claro: querem investimentos nas Polícias Civil e Militar, além de uma estratégia para evitar a chegada de criminosos na região, o que a maioria sempre negou ocorrer quando as forças de Segurança agiam na capital e nas cidades da Baixada.

 

Participaram da reunião os prefeitos de Volta Redonda, Samuca Silva; de Porto Real, Ailton Marques; de Piraí, Luiz Antônio da Silva Neves; de Pinheiral, Ednardo Barbosa; e de Quatis, Bruno de Souza. As prefeituras de Barra do Piraí e Angra dos Reis limitaram-se a enviar representantes. O delegado da 90ª DP, Ronaldo Aparecido de Brito, e o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Márcio Guimarães, também estiveram presentes, assim como o secretário de Segurança de Rio das Flores, Marco Antônio Almeida, o diretor executivo do Cisegci, Jefferson Mamede, e o secretário de Ordem Pública de Barra Mansa, o ex-vereador Luiz Furlani.

 

De acordo com Rodrigo Drable, com a intervenção militar será preciso montar estratégias para melhor aparelhar a Polícia Civil e a Polícia Militar e criar uma área de segurança para evitar a chegada de criminosos no Sul Fluminense. “Estamos reativando e reestruturando o Consórcio entendendo as demandas de cada município. O diagnóstico será encaminhado ao general Walter Souza Braga Netto para termos melhor condição de garantir a segurança da população da região Sul Fluminense”, prometeu. 

 

O diretor executivo do Cisegci, Jefferson Mamede, explicou melhor o que será levado ao general Walter Souza Braga Netto. “O objetivo será apresentar diagnóstico regional, elencando prioridades estabelecidas pelo colegiado, bem como discutir forma de integração para o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção à violência”, ressaltou. Entenderam? 

Ciosp

Durante a reunião, o prefeito Samuca Silva disponibilizou o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) para promover a integração entre as cidades na área de segurança. “Nossa meta é integrar os aparatos de segurança. O Ciosp está à disposição para as futuras parcerias”, destacou Samuca.

 

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.