Jornal Aqui - Volta Redonda - Barra Mansa

Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
0
Publicado em 10/09/18, às 08:26

14 cursos

 A Universidade Popular de Volta Redonda, a UniPop, abriu as suas portas na manhã de segunda, 3, na Rua João Haasis, nº 50, no Eucaliptal, local onde funcionava o Colégio Estadual Maranhão, que foi municipalizado em 2017. A UniPop começou oferecendo 300 vagas para 14 cursos de capacitação e extensão. Entre as opções, alguns bem práticos, como o de pré-vestibular, o de inglês e reforço escolar. Outros até interessantes, como yoga, memória, terceira idade, educação especial, sem contar os de dança de salão, balé clássico, pintura, flauta doce e percussão. Sem esquecer o curso que vai ensinar a jogar tênis de mesa, o popular ping-pong. Tem aula até de esperanto, a língua artificial mais falada no mundo (em 120 países). Em comum, todos são de curta duração, de apenas seis meses.

 

Para sair do papel, a UniPop contou com o apoio das principais instituições de ensino superior – públicas e privadas – de Volta Redonda, como UFF, UniFOA, UBM, UGB,  Fasf e IFRJ. Os 22 instrutores que atuam na UniPop, por exemplo, são estagiários, alunos das universidades citadas, que recebem bolsa auxílio da prefeitura local.

 

“A criação da UniPop aproxima as universidades da comunidade e amplia o conhecimento da população”, pontuou Samuca em seu discurso. Gestor da UniPop, Eduardo Dessupoio Moreira Dias, ex-presidente da Fevre, entende que era uma vitória a abertura da nova instituição de ensino em apenas sete meses. “Devolver esse espaço como nova instituição de ensino, voltada para a capacitação da comunidade, é muito satisfatório. O conhecimento é a maior riqueza do ser humano e acredito que a educação seja a principal forma de combater a violência”, disse, acrescentando que a ideia é ampliar os cursos e atividades. 

No local, segundo ele, serão realizadas ações pontuais, como palestras e minicursos, e ações permanentes, como pré-vestibular, aulas de esporte e música, etc. Todas as aulas são gratuitas e abertas à comunidade. Atualmente, o local abriga ainda o treinamento de parte dos novos 800 funcionários da Youtility, empresa de Call Center que vai se instalar em Volta Redonda.  

Os textos e as fotografias veiculadas nas páginas do aQui se encontram protegidos por direitos autorais, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização de Jornal Aqui Regional. Em hipótese alguma o usuário adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos. E no caso de utilização indevida, o usuário assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.